A palavra "sefirat" basicamente significa cálculo ou contagem. O que contamos? Contam-se coisas de valor.
Contam-se unidades de tempo até um objetivo desejado; para uma criança, poderia ser: "Quantos dias faltam para as férias?" Para um adulto: "Quantas semanas ou meses até que eu consiga meu diploma? Ou "Quantos anos até que eu possa pedir uma promoção?"
Frequentemente os itens contados são unidades de tempo. No judaísmo, tempo tem grande valor; é proibido desperdiçá-lo ou matá-lo.
Na tradição Judaica, o termo "sefirá" também possui significado específico e refere-se à contagem dos 49 dias entre Pêssach e Shavuot.
Em Pêssach, o povo judeu foi redimido de um terrível período de escravidão física na "casa do cativeiro", no Egito. Em Shavuot, que comemora D'us outorgando Seu precioso presente, a Torá, ao povo judeu no Monte Sinai, celebramos nossa passagem da Escravidão Espiritual à Liberdade Espiritual.
O objetivo da Redenção Física é a Redenção Espiritual. Sem a Espiritual, a Física nada significaria. A única fonte de moralidade é D'us; o ser humano é muito criativo, mas é incapaz de inventar um código moral. O melhor que o ser humano pode fazer por si só é estabelecer regras que impeçam a sociedade de mergulhar no caos.
A Torá prescreve um modo de vida que eleva o ser humano acima da natureza puramente física para nível de um ser moral e espiritual. Isso lhe possibilita entender que a consciência dentro dele foi plantada por D'us, e que ele tem a capacidade de atingir e modelar seu comportamento até determinado ponto, além daquele de seu Criador.
Ele ou ela vêm a perceber que a saída da Escravidão aconteceu apenas para tornar-se um servo novamente, mas dessa vez não para servir a um ser humano chamado de "amo", mas ao contrário, para ser um Servo de D'us, o verdadeiro Mestre do Universo.
Seu Tempo e Sua Vida
A natureza da obrigação de Sefirat Haômer é contar. O Talmud diz: "U'sfartem lachem," - "Vocês deverão contar por si mesmos", o que implica que cada um deve fazer sua própria contagem, individualmente. Isto significa dizer que há uma obrigação para cada pessoa de contar, de exprimir sua percepção de que outro dia de sua vida chegou, trazendo uma nova oportunidade para o crescimento espiritual. Por isso a pessoa não pode cumprir sua obrigação de contar ouvindo a contagem feita por uma outra.
Isto é de certa forma análogo a um sorvete: se estou pronto a saboreá-lo, outra pessoa não pode fazer a bênção no meu lugar. Comer um alimento requer permissão do seu provedor, o Criador do Universo, (e não ao fabricante do sorvete). Isto é feito por uma bênção precedente: "que tudo é criado pela Sua palavra." E também, agradecer com uma bênção posterior.
Similarmente, no contexto de Sefirat Haômer, é "o meu tempo", designado a mim pelo meu Criador, de tornar-me uma pessoa melhor - contando - e por isso uma outra pessoa não pode contar por mim.
Por que Luto?
Durante a contagem do Ômer estamos envoltos numa espécie de luto parcial, com certas restrições de comportamento, que são aliviadas em Lag Baômer, o trigésimo terceiro dia do Ômer.
No período entre Pêssach e Shavuot uma tragédia recaiu sobre os alunos de Rabi Akiva ; quase todos faleceram. A causa da morte é atribuída à falta de respeito entre eles.
Considerando-se o fato de que o ilustre mestre tinha proclamado que a essência da Torá é "Ama o teu próximo como a ti mesmo", como poderia então um grande número de estudantes ter ignorado o ensinamento básico de seu mestre?
O comportamento ético entre os homens e entre o homem e D'us pode ser chamado de principal objetivo da Torá. O Rebe explica que amor entre os estudantes de Rabi Akiva nunca faltou. Ao contrário, justamente por amor eles não aguentaram quando um colega interpretava o ensinamento do mestre de maneira diferente da que achavam certa. Começaram a ridicularizar uns aos outros com a intenção de fazer com que revissem os ensinamentos e os aplicassem conforme seu mestre, como deveriam ser, do seu ponto de vista.
O amor nunca faltou entre os alunos; o que faltou foi amor com respeito, e esta é a grande lição que podemos entender desse capítulo tão triste de nossa História.
Dois Heróis
Dois gigantes da história Judaica estão envolvidos na observância dos dias de Sefirat Haômer: Rabi Akiva e seu aluno, Rabi Shimon bar Yochai. Rabi Akiva está envolvido com o aspecto triste desses dias, porque, conforme a tradição, 24 mil estudantes seus pereceram durante esse período.
Rabi Akiva demonstrou sua enorme fé superando a grande tristeza e dor da perda ao reconstruir sua yeshivá. Assim fazendo, ele reafirmou sua capacidade singular de vislumbrar a luz na mais negra escuridão.
Outro grande sábio dessa época foi Rabi Shimon bar Yochai, um dos cinco alunos de Rabi Akiva que sobreviveram à tragédia. Seu nome está associado com o aspecto mais feliz de Sefirat Haômer; o dia de Lag Baômer.
Seu maior papel vivido na História Judaica é como autor do sagrado livro do Zôhar. Essa obra é a base da Torá oculta, conhecida como Cabalá, um dos alicerces da Chassidut.
Rabi Shimon foi sepultado em Meron, Israel. Todos os anos, em Lag Baômer, data de seu falecimento, dezenas de milhares de judeus reúnem-se no local para comemorar a data. Acendem tochas, dançam e cantam com grande alegria, conforme o pedido feito pelo próprio Rabi Shimon.
Contagem do Omer
Deve-se contar em pé e à noite. Tenha cuidado para não dizer "hoje é o dia X do Omer"
antes de fazer a bênção.
BARUCH Atá Adonai Elohênu Melech haolám asher kideshánu bemitsvotáv, vetsivánu al sefirát haômer.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do universo, que nos santificou com os Seus mandamentos e nos ordenou quanto à contagem do Ômer.
Insira o dia da contagem do ômer
HARACHAMÁN hu iachazír lánu avodát Bêt haMicdásh limcomáh, bimeherá veiamênu amên sela.
Que o Misericordioso restaure o serviço do Bet HaMicdash ao seu lugar, imediatamente em nossos dias;Amén. Sêla.
1) Hoje é um dia do Omer.
2) Hoje são dois dias do Omer.
3) Hoje são três dias do Omer.
4) Hoje são quatro dias do Omer.
5) Hoje são cinco dias do Omer.
6) Hoje são seis dias do Omer.
7) Hoje é sete dias, que é uma semana, do Omer.
8) Hoje é oito dias, que é uma semana e um dia, do Omer.
9) Hoje é nove dias, que é uma semana e dois dias, do Omer.
10) Hoje é dez dias, que é uma semana e três dias, do Omer.
11) Hoje é onze dias, que é uma semana e quatro dias, do Omer.
12) Hoje é doze dias, que é uma semana e cinco dias, do Omer.
13) Hoje são treze dias, que são uma semana e seis dias, do Omer.
14) Hoje são quatorze dias, que são duas semanas, do Omer.
15) Hoje são quinze dias, que são duas semanas e um dia, do Omer.
16) Hoje são dezesseis dias, que são duas semanas e dois dias, do Omer.
17) Hoje são dezessete dias, que são duas semanas e três dias, do Omer.
18) Hoje são dezoito dias, que são duas semanas e quatro dias, do Omer.
19) Hoje são dezenove dias, que são duas semanas e cinco dias, do Omer.
20) Hoje são vinte dias, que são duas semanas e seis dias, do Omer.
21) Hoje são vinte e um dias, que são três semanas, do Omer.
22) Hoje são vinte e dois dias, que são três semanas e um dia, do Omer.
23) Hoje são vinte e três dias, que são três semanas e dois dias, do Omer.
24) Hoje são vinte e quatro dias, que são três semanas e três dias, do Omer.
25) Hoje são vinte e cinco dias, que são três semanas e quatro dias, do Omer.
26) Hoje são vinte e seis dias, que são três semanas e cinco dias, do Omer.
27) Hoje são vinte e sete dias, que são três semanas e seis dias, do Omer.
28) Hoje são vinte e oito dias, que são quatro semanas, do Omer.
29) Hoje são vinte e nove dias, que são quatro semanas e um dia, do Omer.
30) Hoje são trinta dias, que são quatro semanas e dois dias, do Omer.
31) Hoje são trinta e um dias, que são quatro semanas e três dias, do Omer.
32) Hoje são trinta e dois dias, que são quatro semanas e quatro dias, do Omer.
33) Hoje são trinta e três dias, que são quatro semanas e cinco dias, do Omer.
34) Hoje são trinta e quatro dias, que são quatro semanas e seis dias, do Omer.
35) Hoje são trinta e cinco dias, que são cinco semanas, do Omer.
36) Hoje são trinta e seis dias, que são cinco semanas e um dia, do Omer.
37) Hoje são trinta e sete dias, que são cinco semanas e dois dias, do Omer.
38) Hoje são trinta e oito dias, que são cinco semanas e três dias, do Omer.
39) Hoje são trinta e nove dias, que são cinco semanas e quatro dias, do Omer.
40) Hoje são quarenta dias, que são cinco semanas e cinco dias, do Omer.
41) Hoje são quarenta e um dias, que são cinco semanas e seis dias, do Omer.
42) Hoje são quarenta e dois dias, que são seis semanas, do Omer.
43 Hoje são quarenta e três dias, que são seis semanas e um dia, do Omer.
44 Hoje são quarenta e quatro dias, que são seis semanas e dois dias, do Omer.
45) Hoje são quarenta e cinco dias, que são seis semanas e três dias, do Omer.
46) Hoje são quarenta e seis dias, que são seis semanas e quatro dias, do Omer.
47) Hoje são quarenta e sete dias, que são seis semanas e cinco dias, do Omer.
48) Hoje são quarenta e oito dias, que são seis semanas e seis dias, do Omer.
49) Hoje são quarenta e nove dias, que são sete semanas, do Omer.