13) LIVROS SAGRADOS Conforme alguns rabinos não existem (em um livro só) todas as leis que comprometeram os judeus. O livro que tenha mais perto é o “Shulchan Aruch”. Foi escrito, no século 16, pelo Sr. Joseph Caro.
1. Shulchan Aruch: (Século 16). Este livro contém todas as leis básicas e é aceito pela maioria dos ortodoxos. Porem, todos os ortodoxos o consideram representante de toda a lei. Que deve incluir todos os códigos, e comentários as emendas, as respostas rabínicas em relação aos problemas da vida. Os reformados não aceitam o Shulchan Aruch e os conservadores já tem abandonados muitos ensinos neles. (O rabi, Morris Kertzer disse: “Até a Bíblia não pode ser considerada a regra da pratica religiosa imutável…muitas leis Bíblicas já foram reinterpretadas fora da existência…neste sentido, a lei rabinica e a bíblia não são idênticas.”) (What is a Jew p.75).
2. Os Talmuds: A palavra, Talmud significa “instrução”. Os Talmuds soa produtos de muitas gerações começando (conforme a tradição) com Esdras e sendo completados no ano 600 D.C. em Babilônia. Quer dizer levou mais ou menos 1000 anos para faze-los.
A. A Mishna: Foi o primeiro comentário sobre a Lei (Pentateuco) também conhecido como “Halakah” que significa “linha de conduta” ou “regra religiosa”.
B. Gemera: foi um comentário sobre a Mishna para explicá-la. A Gemera contém muita discussões, decisões e debates dos rabinos e escribas sobre o (Pentateuco) e a Mishna. Gemera significa “completa”.
C. Hagadah: a palavra significa “narração ou história”. Hagadah não é um livro em si apenas todas as partes de Halakah e Gemara que em homilias, narrações humanisticas.
D. O Talmud: então, é composto destes três: A Mishna, Gemera, e A Hagadah
Existem dois Talmuds:
1. Talmud de Palestina também é conhecido como Talmud Jerusalém completado 400 D.C.
2. Talmud de Babilônia completado 600 D.C. o mais importante.
O mais importante é o Talmud Babilônico tendo quase 2,500 páginas e é o Talmud de hoje enquanto o Talmud Jerusalém é bem menor e mal conhecido.
O Conteúdo de Talmud.
Contém: ética, leis, poesias, orações, rituais, sermões, folclore, lendas, comentários de escrituras e teologia. O Talmud pode ser considerado como uma enciclopédia de uma época do povo judeu.