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Sinagoga
Sinagoga

 

A Sinagoga

b. A função da Sinagoga

As sinagogas foram fundadas por vários motivos. Os motivos na ordem da sua importância são:

         

a. Casa de instrução e educação religiosa.

b. Casa de oração.

c. Casa de adoração.

d. Casa para funções da comunidade judaica.

e. Casa de atividades para a mocidade.

 

c.  A Descrição do Interior da Sinagoga.

 

1.   A Santa Arca: (Aron Há-kodesh) que é sempre colocada dentro de (Mizrah) que é parede para o lado leste na direção de Jerusalém.

 

2.   A Sefer Torah: (0 Rolo da Lei) Este rolo de pergaminho está escrito a mão e fica em pé dentro da Santa Arca. A Sefer é tirada e lida em todas as ocasiões religiosas que exigem a leitura como: nos sábados e nas Santas Festas. 

 

3.   A Cortina: (Paroket) que é a cobertura da arca. Isto é para continuar o costume de ter a cortina divido o Santo dos Santos do Santo Lugar no Tabernáculo.

 

4.  Tabelas da Lei: (Luhot) Um desenho das tabelas fica na parede sobre a Arca. Isto simboliza o conteúdo da Arca. 

 

5.  A coroa da Torah: (Keter Torah) De todas as coroas que existem no mundo a Coroa da Torah e a mais nobre. Para simbolizar isto, o rolo Da lei é coberto com fino veludo e as coroas são de prata.

 

6.  A Árvore da Vida: (Ez Hayim) Isto é como o nome dado aos cabos do rolo da lei. São feitos de madeira. Recebeu esse nome por causa de madeira. Recebeu esse nome por causa de expressão: “Ela (A Lei) é uma árvore da vida para todos que a segura.”

 

7.  O Apontador: (Yad) Este apontador é feito d prata e é usado pelo leitor das escrituras como um guia.

 

8.  A Luz Perpétua: (Ner Tamid) desde os tabernáculos até a sinagogas de hoje. Essa lâmpada que é suspeita sobre a arca. Simbolizada a Eterna fé  de Israel (conforme a opinião deles). É suspeita Sobre a arca para mostrar a dependência dos judeus sobre a lei.

 

9.   A Bima: (púlpito) simboliza o altar o fica em frente de arca. É na bima que os judeus oram e pregam as escrituras.

 

10. O Siddur: (Livro de oração) este livro contém todas as orações diárias, e para e as festa e aos sábados em ordem. Existe em outro livro de oração chamado o kolbo que contém todas as orações judaicas que existem.

 

1.    Orações: começaram com o “Shema”  (Deut. 6:4-9; 11:13-31; Num.      15:37-41) o judeu piedoso recita o shema três vezes por dia. É considerada oração mais importante. As 18 bênçãos:  “Shemeneh Esreh” E Também chamado  “Amidah” pelo Sephardin porque significa “Em Pé”. Essas orações tem três ênfases, a glória de Deus, a esperança individual e coletivamente, e a gratidão pelas bênçãos já recebidas. As 18 benções são repetidas pelo Cantor ou Chazan para que a congregação não perca-as. É chamado  “Hazrat há-shaz” que significa: Repetição pelo representante da congregação.

2.    Leitura da Torah: A cerimônia de leitura começa quando alguém é chamado na frente para abrir a arca. Depois de uma oração, a arca é tirada e dada para o cantor (hazzan). Então, mais alguém é chamado na frente, chama-se “Aliyah” Essa honra é oferecida primeiramente a um “Cohen” (descendente dos sacerdotes dos sacerdotes). A segunda  “aliyah”  é oferecido ao “Levi”. As outras aos israelitas. Geralmente tem 7 “aliyahs” (chamadas para ler a Torah).

3.    Leitura da Haftorah: Isto é leitura da porção profética.  

4.    Benção sacerdotais: é chamada “Birita Kohanim”  orações pronunciadas pelos homens com o sobrenome, “Kohein” .

5.    A Volta de Torah para a Arca: Quando tirarem o Torah e quando é retornada a congregação canta e faz uma processão. Alguém é chamado e honrado com a tarefa de por a Torah na Arca.

6.    O Sermão: é pregado depois que o Torah é colocado na Arca. O sermão é chamado “Derashah” e deve ser uma interpretação da Lei, aplicada aos problemas de hoje.

7.    Musica: Por quase 500 anos depois da destruição de Jerusalém em 70  D.C. houve uma ausência de música para lamentar a destruição. No século 19 as sinagogas iniciaram de novo, na Europa. No século 20 algumas sinagogas usam música mas os ortodoxos continuam sem.

 

12. Os oficiais : (Rabinos)A Palavra significa “Professor ou mestre”. Antigamente um homem foi designado “Rabi: pelo outro “Rabi” de fama. Hoje em dia é necessário a sua formatura numa “Yeshivah” (seminário teológico judaico).para ser digno deste cargo, o homem deve mostrar sinceridade e motivos, erudição judaica e ordenação.

 

Deveres: O rabi não pode ser casado, mas deve ser. Hoje em dia, o seu trabalho é bem semelhante a de um pastor . El é responsável para os cultos, para pregações para as cerimônias de nascimento, confirmação, casamento e morte, e para ser um guia espiritual.

 

O Cantor: (Chazen ou Hazzan) Ele é quase igual ministro de música com a exceção que deve ter uma voz treinada profissionalmente. Ele dirige o coro, lidera as orações que são entoadas. Ele prepara os candidatos para “Bar-Mitzvah” . Também tem, as vezes, algumas funções administrativas.

 

O Leitor  Perito: (Baal kore) Ele é um técnico que a Lei as Escrituras cuidadosamente e com as intenções próprias.        

 

O Leitor  Perito de Orações: (Baal Tefillah) Ele é um leigo e não foi treinado profissionalmente. Ele guia congregações em suas orações.

  

O Representante da Congregação em Oração: (Sheliah Zibbur) Ele responde para a congregação em suas orações.

 

O Zelador: (Shammash) Ele é responsável para os parafernais religiosas, a distribuição dos livros de oração e os shales de oração (tallith) etc…