Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 4.9/5 (164 votos)

Partilhe esta Página

 

 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 


Estudos
Estudos

Os estudos judaicos  visam se aprofundar na tradição judaica, além do estudo da história, do pensamento e da cultura do povo judeu.

Entre nosos estudos temos:

– A língua hebraica para leitura de fontes tradicionais e artigos acadêmicos.

– Introdução ao estudo das principais fontes escritas da tradição judaica.

– O texto bíblico estudado, do ponto de vista crítico e os estudos dos diversos comentários elaborados ao longo dos séculos pela tradição judaica.

– Introdução à literatura rabínica, em especial da Mishná, do Talmud, e das várias coleções de Midrash e seus comentários tradicionais.

– A liturgia judaica na sinagoga e doméstica, através do ciclo de vida e do calendário.

– Conceitos

Textos Religiosos
 

Tanach
A obra máxima do povo Judeu que atingiu todas as nações, foi apelidada de "Antigo Testamento" pelos Gentios. É formada pelos seguintes elementos: Torah (Instrução/Pentateuco), Nevi'im (Profetas) e Ketuvim (Escritos), que juntos constituem a Tanach (Bíblia Hebraica), o texto fundamental do Judaísmo.

 

Talmud
Primeira grande obra da literatura rabínica, dividida em tratados, que analisa todos os aspectos do judaísmo. É composto pela Mishná (Filosifia e leis judaicas) e Guemará (Análise de várias gerações de sábios sobre a Mishnah).

 

Midrash
Interpretações e elaborações de textos orais passados de geração a geração em paralelo aos relatos da Tanakh. Incluem-se também parábolas e deduções legais.

Halakhah
Obras jurídicas que fornecem orientação sobre todos os aspectos da vida judaica. Enraizado em fontes anteriores e crescendo para lidar com realidades em mudança.

Kabbalah
Obras místicas abordando tópicos como os atributos de Deus e a relação entre a eternidade de Deus e o universo finito.

Liturgia
Orações, poemas e textos rituais, como Siddur e Hagadá, recitados na adoração diária ou em ocasiões específicas.

Pensamento judaico
Filosofia e teologia judaicas, que vão do medieval ao contemporâneo, analisando temas como livre arbítrio e escolha.

Tosefta
Volumes que acompanham a Mishná, contendo leis e discussões que não foram incluídas na redação da Mishná.

Chasidut
Movimento de avivamento espiritual fundado no século 18, com foco na comunhão com Deus e divindade no mundo material.

Musar
Instrução baseada na virtude para o desenvolvimento do caráter moral e espiritual, variando do medieval ao contemporâneo.

Responsa
Respostas e decisões escritas por líderes rabínicos em resposta a perguntas, demonstrando a aplicação da lei judaica a casos reais.




13) LIVROS SAGRADOS Conforme alguns rabinos não existem  (em um livro só) todas as leis que comprometeram os judeus. O livro que tenha mais perto é o “Shulchan Aruch”. Foi escrito, no século 16, pelo Sr. Joseph Caro.

1. Shulchan Aruch: (Século 16). Este livro contém todas as leis básicas e é aceito pela maioria dos ortodoxos. Porem, todos os ortodoxos o consideram  representante de toda a lei. Que deve incluir todos os códigos, e comentários as emendas, as respostas rabínicas em relação aos problemas da vida. Os reformados não aceitam o Shulchan Aruch e os conservadores já tem abandonados muitos ensinos neles. (O rabi, Morris Kertzer disse: “Até a Bíblia não pode ser considerada a regra da pratica religiosa imutável…muitas leis Bíblicas já foram reinterpretadas fora da existência…neste sentido, a lei rabinica e a bíblia não são idênticas.”) (What is a Jew p.75). 

 

2. Os Talmuds: A palavra, Talmud significa “instrução”. Os Talmuds soa produtos de muitas gerações começando (conforme a tradição) com Esdras e sendo completados no ano 600 D.C. em Babilônia. Quer dizer levou mais ou menos 1000 anos para faze-los.

A.     A Mishna: Foi o primeiro comentário sobre a Lei (Pentateuco) também conhecido como “Halakah” que significa “linha de conduta” ou “regra religiosa”.

B.     Gemera: foi um comentário sobre a Mishna para explicá-la. A Gemera contém muita discussões, decisões e debates dos rabinos e escribas sobre o (Pentateuco) e a Mishna. Gemera  significa “completa”.

C.    Hagadah: a palavra significa “narração ou história”. Hagadah não é um livro em si apenas todas as partes de Halakah e Gemara que em homilias, narrações humanisticas.

D.    O Talmud: então, é composto destes três: A Mishna, Gemera, e A Hagadah

Existem dois Talmuds:
1. Talmud de Palestina também é conhecido como Talmud Jerusalém completado 400 D.C.
2.   Talmud de Babilônia completado 600 D.C. o mais importante. 

O mais importante é o Talmud Babilônico tendo quase 2,500 páginas e é o Talmud de hoje enquanto o Talmud Jerusalém é bem menor e mal conhecido.

O Conteúdo de Talmud.

Contém: ética, leis, poesias, orações, rituais, sermões, folclore, lendas, comentários de escrituras e teologia. O Talmud pode ser considerado como uma enciclopédia de uma época do povo judeu.