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Gerut
Gerut

Conversão

 

Bet Din para conversão

  1. Todos os aspectos da conversão precisam da presença de bet din. [1] Após o fato, de acordo com algumas opiniões, a conversão é válida desde que a cabala mitzvot tenha sido feita na presença de bet din. Nesse caso, seríamos rigorosos em exigir outra conversão. [2]
  2. O Bet Din para conversões não precisa ter três estudiosos da Torá. [3]

Ordem de Procedimento

  1. O milá é feito antes da tevilá. Se eles fizeram a tevilá antes do milá, há uma grande disputa se a conversão for efetivada e, portanto, eles devem repetir a tevilá. [4]

Tempo

  1. Uma conversão só deve ser feita durante o dia. Após o fato, é necessário para aceitar mitsvot e é uma disputa se for necessário apenas para aceitar mitsvot ou todas as partes da conversão. [5]

tevilah

  1. Alguns dizem que shehechiyanu é recitado após a tevilá e a conclusão da conversão. [6]

tevilah das mulheres

  1. Muitos poskim sustentam que tevilah precisa ser feito na presença de bet din. Para uma mulher, eles podem usar um manto folgado que cubra todo o corpo ao entrar no mikveh na presença de bet din. [7]

Conversão de Mulher Grávida

  1. Se uma mulher grávida se converter, ela deve avisar a Bet Din que está grávida, caso contrário, pode ser que a conversão para o bebê seja ineficaz. [8]
  2. Se o feto era um menino e nasceu no Shabat, há uma discussão se o milá pode ser feito no Shabat subseqüente ou deve ser adiado para o domingo. [9]

Aceitação de Mitzvot

  1. Um futuro ger deve aceitar todas as mitsvot na frente de um Bet Din de três homens durante o dia. [10] Se o convertido aceitou as mitsvot, mas não antes de um Bet Din, a conversão é inválida. [11]
  2. Se o convertido aceitou mitsvot, mas sabe ou mesmo pretende que, devido a certos desejos, ele não será capaz de cumprir uma certa mitsvot, isso é absolutamente considerado aceitação de mitsvot. [12] Outros argumentam se ele pretende não cumprir uma mitsvá por causa de um desejo que é uma conversão inválida. [13]
  3. Se o convertido disse que aceitou mitsvot, mas em seu coração não pretendia cumprir as mitsvot, isso é uma conversão inválida. [14] Se não está claro se eles aceitaram mitsvot, alguns dizem que é uma conversão questionável. [15]
  4. Se o convertido aceitou todas as mitsvot além de uma mitsvá, o Bet Din não deve aceitar tal conversão. Após o fato, alguns dizem que é uma conversão válida, [16] enquanto a maioria dos poskim sustenta que a conversão é inválida. [17]
  5. Se o convertido pretende manter as mitsvot enquanto observa outros judeus "religiosos" observando, embora não sejam de fato todas as mitsvot adequadamente, há uma discussão se essa é uma aceitação válida das mitsvot. [18]
  6. Se o convertido aceitou todas as mitsvot além de uma mitsvá rabínica após o fato, a conversão é válida. [19]
  7. Se o convertido estiver se convertendo para o casamento após o fato, a conversão é válida desde que ele aceite completamente todas as mitsvot. [20]
  8. Se ela não aceitou mitsvot na hora da tevilá, mas planejou aceitar mitsvot mais tarde, isso não é considerado uma aceitação de mitsvot até o momento posterior. No entanto, aceitar mitsvot é um pré-requisito para a tevila e a tevila precisa ser repetida. [21]
  9. Um betdin que aceita convertidos que não pretendem cumprir as mitsvot está causando um grande obstáculo para outros judeus que pensarão que são judeus completamente aceitáveis. [22]

Afirmar-se é judeu

  1. Se uma pessoa era considerada não judia e não estava agindo como judia e agora afirma que sua mãe era judia, ela não é confiável. [23]

Organizar

  1. Um não-judeu que já teve uma circuncisão médica ou nasceu circuncidado precisa de um hatafat dam brit, e nenhuma bracha é recitada. [24]
  2. Um não-judeu que não pode ter um milá por motivos médicos não pode se converter. [25]

Milah por não-judeu

  1. O milá de gerut certamente precisa ser lishma e se feito por um não-judeu é inválido e precisa de hatafat dam brit. [26]

Milah com anestesia

  1. Fazer anestesia local é permitido para um milá adulto. Alguns permitem até anestesia geral. [27]

Adoção

  1. Uma criança adotada deve ser convertida. [28]

conversão para casamento

  1. Inicialmente, uma aposta pode não ser convertida em casamento, mas depois do fato é aceitável. [29]
  2. Mesmo em uma circunstância em que é permitido converter para o casamento, o Bet Din deve estar atento para verificar e garantir que o convertido para o casamento aceite as mitsvot completamente. [30]
  3. O bet din deve investigar porque o convertido está se convertendo e só aceitá-lo se suas intenções forem puras ou o bet din puder avaliar que elas se tornarão puras. [31]
  4. Alguns poskim afirmam que não é considerado para o casamento se, de qualquer forma, eles continuarem casados, embora ela permaneça não judia. [32]
  5. Além disso, de acordo com a decisão do betdin, é possível aceitar um convertido para o casamento se as consequências forem que potencialmente o marido pode ser totalmente afastado da religião se sua "esposa" não puder se converter. [33]

Milah para bebê erroneamente considerado judeu

  1. O próprio Mohel não é confiável para dizer que o milá foi feito para conversão, ele precisaria de testemunhas para isso. [34] De qualquer forma, uma aposta de três é necessária. [35]
  2. Se eles fizeram um brit milá pensando erroneamente que o bebê era judeu e fizeram isso como uma mitsvá e depois perceberam que as crianças não eram judias, muitos poskim sustentam que o milá original é eficaz, enquanto outros exigem um novo hatafat dam brit. [36]

Divulgação de Mitzvot

  1. Se o Bet Din não disser ao possível convertido sobre as mitsvot, a conversão ainda será válida se ele aceitar cumprir as mitsvot quando souber delas. [37]

Não-judeu misturado à família

  1. Muitos poskim sustentam que, se uma conversão inválida foi feita e o não-judeu se casou com uma família judia e gerações depois, não se sabe, no entanto, esse é um problema sério e precisa ser investigado e revelado. [38]

Hatafat Dam Brit

  1. Um não-judeu que fez uma circuncisão médica e sabe que quer se tornar judeu precisa de hatafat dam brit sem bracha. [39]
  2. Hatafat dam brit é deoritta de acordo com a maioria dos poskim. [40]
  3. Alguns dizem que arranhar a área do milá com um prego é suficiente para hatafat dam brit. [41] Outros sustentam que é necessário extrair uma gota de sangue. [42]

Adoção e conversões de crianças

  1. Se os pais não são religiosos, alguns dizem que não é considerado um zachut que a criança seja convertida e, portanto, é inválido mesmo que a criança posteriormente seja religiosa. Outros argumentam que ainda é válido. [43] Portanto, um betdin pode não fazer tal conversão quando os pais não são religiosos. [44] Após o fato, se a criança quiser ser judia quando for bar ou bat mitzvah, ela deve fazer outra tevilá e aceitar as mitzvot antes do bet din. Se ele não quer ser judeu e protesta, certamente a conversão original é desenraizada. Se ele quer ser judeu e não fazer outra tevila e aceitação de mitsvot antes do bet din, não há um consenso claro se ele é judeu, embora muitos afirmem que ele não é judeu. [45]
  2. Se os pais forem religiosos é uma conversão válida. [46]
  3. É importante dizer às crianças que elas foram convertidas e podem aceitar ou rejeitar o judaísmo [47] antes de se tornarem bar ou bat mitzvah, para que possam aceitar o judaísmo ou protestar contra a conversão. [48] ​​Se ele não fosse informado, ele seria capaz de protestar ou aceitar o judaísmo sempre que descobrisse. [49]
  4. Se uma criança é convertida por bet din quando é bar ou bat mitzvah, ela pode protestar contra a conversão ou aceitar Torá e mitzvot. Uma criança que se converte com seus pais pode não ser capaz de protestar contra a conversão quando se torna bar ou bat mitzvah. [50]
  5. Não há mitsvá para adotar e converter uma criança não-judia. [51]
  6. Há uma discussão se a bracha para a tevila de uma criança convertida é recitada pelo bet din ou criança. [52]
  7. Yichud com crianças adotadas é uma questão haláchica séria e deve ser tratada com antecedência com um Rav. [53]

Judeus russos e etíopes

  1. Em relação aos etíopes, Igrot Moshe EH 9:1, Tzitz Eliezer 12:66, 17:48, Yabia Omer EH 8:11, Minchat Avraham 1:1
  2. Radvaz 4:19 e em Divrei Dovid 5 e 9escreve que os judeus da Etiópia são certamente judeus e da tribo de Dan. O Maharikash, seu aluno, reiterou este ponto. Yabia Omer EH 8:11 pensa que, com base nisso, não devemos questionar a autenticidade dos judeus da Etiópia como sendo judeus. Ele conclui que eles devem ser aceitos sem conversão e não há problema com mamzerut. Suas razões de que não há problema de mamzerut são como o Radvaz descreveu que pode ser que tanto o kiddushin quanto o gittin sejam inválidos. Além disso, Rav Ovadia acrescenta que, de acordo com a tradição atual, seu kiddushin não envolvia nenhuma doação de dinheiro para efetuar o kiddushin, o que certamente é inválido. Rav Moshe Feinstein, no entanto, em Igrot Moshe EH 5:1 questiona o Radvaz que não está claro como o Radvaz sabia que eles certamente eram judeus, já que não sabiam. t observar a Torá. Ele, portanto, os trata como judeus questionáveis, mas diz que não há preocupação com mamzerut se eles se converterem. De qualquer maneira, eles devem ser salvos de problemas porque podem ser judeus. Além disso, eles devem ser aceitos de braços abertos como judeus desde o nascimento ou convertidos. Tzitz Eliezer 12:66 também questiona a autenticidade do judaísmo dos judeus etíopes. Ele acha que eles precisam se converter, mas também seriam mamzerim questionáveis ​​se quisessem se casar com o povo judeu. Sua opinião é mais esclarecida em 17:48. Lá ele cita Rav Shlomo Zalman Auerbach, Rav Elyashiv e Minchat Yitzchak como concordando que os etíopes precisariam se converter para serem aceitos como judeus. Rav Avraham Shapira em Minchat Avraham 1:16 e Barkay v. 3 escreve que o rabinato chefe aceitou a prova do Radvaz, mas porque há algumas preocupações de que eles não sejam judeus, eles devem se converter como chumra. Yalkut Yosef (Klalei Giyur p. 105-6) escreve que seu pai, Rav Ovadia Yosef, aceitou esta decisão na prática para que não houvesse disputas.Rav Hershel Schachter descreve o pano de fundo analítico desta discussão.
  3. Yabia Omer EH 7:1 determinou que os judeus russos que dizem que são judeus são acreditados, no entanto, é importante que eles esclareçam sua definição de judeu. Se eles sabem que o judaísmo depende da mãe, então eles podem ser acreditados. Sua fonte primária é que confiamos em alguém que diz ser judeu, já que a maioria daqueles que afirmam ser judeus são de fato judeus, desde que não haja nenhuma presunção de que não sejam judeus. Ele diz que essa maioria se aplica, sejam eles observadores ou não da halachá, quando fazem essa afirmação. Este princípio de que podemos contar com a maioria, mesmo que a pessoa atualmente não seja religiosa, é objeto de debate de rishonim e achronim. Piskei Din Shel Batei Hadin Harabanim v. 9 p. 357 descreve isso detalhadamente. O caso que estão discutindo é sobre um filho que afirma ter Ele é judeu, mas sua mãe afirma que ela e, por extensão, ele não é. Em resumo, a maioria dos rishonim (Tosfot Yevamot 47a, Rabbenu Tam no Sefer Hayashar, Ramban, Rashba, etc.) a menos que haja uma presunção de que anteriormente ele era considerado um não-judeu. No entanto, Meiri e Maggid Mishna afirmam que mais provas são necessárias para se casar. O Bach YD 268 e o Shach estão do lado dos rishonim brandos, enquanto o Bet Hillel EH 2 está do lado dos rishonim estritos. Rav Chaim Ozer 3:27 parece apoiar a abordagem estrita. Rav Ovadia ficou do lado de Bach, que é indulgente ao contrário de Bet Hillel. Rav Moshe em Igrot Moshe EH 1:8 também parece ser rigoroso. a maioria dos rishonim (Tosfot Yevamot 47a, Rabbenu Tam no Sefer Hayashar, Ramban, Rashba, etc) sustenta que alegar que você é judeu é suficiente para presumir que você é judeu, mesmo que não haja outra evidência para apoiar essa afirmação, a menos que haja uma presunção de que anteriormente ele era considerado um não-judeu. No entanto, Meiri e Maggid Mishna afirmam que mais provas são necessárias para se casar. O Bach YD 268 e o Shach estão do lado dos rishonim brandos, enquanto o Bet Hillel EH 2 está do lado dos rishonim estritos. Rav Chaim Ozer 3:27 parece apoiar a abordagem estrita. Rav Ovadia ficou do lado de Bach, que é indulgente ao contrário de Bet Hillel. Rav Moshe em Igrot Moshe EH 1:8 também parece ser rigoroso. a maioria dos rishonim (Tosfot Yevamot 47a, Rabbenu Tam no Sefer Hayashar, Ramban, Rashba, etc) sustenta que alegar que você é judeu é suficiente para presumir que você é judeu, mesmo que não haja outra evidência para apoiar essa afirmação, a menos que haja uma presunção de que anteriormente ele era considerado um não-judeu. No entanto, Meiri e Maggid Mishna afirmam que mais provas são necessárias para se casar. O Bach YD 268 e o Shach estão do lado dos rishonim brandos, enquanto o Bet Hillel EH 2 está do lado dos rishonim estritos. Rav Chaim Ozer 3:27 parece apoiar a abordagem estrita. Rav Ovadia ficou do lado de Bach, que é indulgente ao contrário de Bet Hillel. Rav Moshe em Igrot Moshe EH 1:8 também parece ser rigoroso. Re judeu é o suficiente para presumir que você é judeu, mesmo que não haja nenhuma outra evidência para apoiar essa afirmação, a menos que haja uma presunção de que anteriormente ele era considerado um não-judeu. No entanto, Meiri e Maggid Mishna afirmam que mais provas são necessárias para se casar. O Bach YD 268 e o Shach estão do lado dos rishonim brandos, enquanto o Bet Hillel EH 2 está do lado dos rishonim estritos. Rav Chaim Ozer 3:27 parece apoiar a abordagem estrita. Rav Ovadia ficou do lado de Bach, que é indulgente ao contrário de Bet Hillel. Rav Moshe em Igrot Moshe EH 1:8 também parece ser rigoroso. Re judeu é o suficiente para presumir que você é judeu, mesmo que não haja nenhuma outra evidência para apoiar essa afirmação, a menos que haja uma presunção de que anteriormente ele era considerado um não-judeu. No entanto, Meiri e Maggid Mishna afirmam que mais provas são necessárias para se casar. O Bach YD 268 e o Shach estão do lado dos rishonim brandos, enquanto o Bet Hillel EH 2 está do lado dos rishonim estritos. Rav Chaim Ozer 3:27 parece apoiar a abordagem estrita. Rav Ovadia ficou do lado de Bach, que é indulgente ao contrário de Bet Hillel. Rav Moshe em Igrot Moshe EH 1:8 também parece ser rigoroso. O Bach YD 268 e o Shach estão do lado dos rishonim brandos, enquanto o Bet Hillel EH 2 está do lado dos rishonim estritos. Rav Chaim Ozer 3:27 parece apoiar a abordagem estrita. Rav Ovadia ficou do lado de Bach, que é indulgente ao contrário de Bet Hillel. Rav Moshe em Igrot Moshe EH 1:8 também parece ser rigoroso. O Bach YD 268 e o Shach estão do lado dos rishonim brandos, enquanto o Bet Hillel EH 2 está do lado dos rishonim estritos. Rav Chaim Ozer 3:27 parece apoiar a abordagem estrita. Rav Ovadia ficou do lado de Bach, que é indulgente ao contrário de Bet Hillel. Rav Moshe em Igrot Moshe EH 1:8 também parece ser rigoroso.

Shabat

  1. Um não-judeu não deve observar o Shabat. [54]
  2. Um convertido que fez milá e não fez tevilá, de acordo com alguns poskim, deveria fazer melachá especificamente no Shabat. [55] No entanto, a maioria dos poskim sustenta que não é necessário e não deve fazer melacha. [56]
  3. Um judeu que não tem certeza se vai se converter para ser rigoroso, entre quando fica sabendo dessa dúvida e quando se converte, fica um dilema se deve guardar o Shabat. Se ele não for judeu, não pode guardar o Shabat, mas se for judeu, pode. Veja a nota para algumas soluções. [57]

Ensinando a Torá

  1. Meiri Sanhedrin 59a sv ben escreve que um não-judeu que esteja interessado em se converter pode aprender a Torá.

Voluntariado Mitzvot como um não-judeu

  1. Um não-judeu que se oferece para cumprir mitsvot de acordo com muitas opiniões é recompensado. No entanto, eles podem não cumprir as mitsvot como uma obrigação porque isso é considerado a criação de uma nova religião. [58]

Conversões conservadoras

  1. As conversões conservadoras são geralmente consideradas inválidas pela halachá ortodoxa. [59]

Baal Teshuvá

  1. Existe uma tevilá rabínica para alguém que deixou completamente a prática judaica e quer fazer teshuvá. [60]
  2. A halacha geral é que se a mãe é judia, a criança é judia. [61]

Conversão ao Judaísmo

 

 

IMPORTANTE: Nao existe “conversao online” ou por correspondencia, seja no Brasil ou no exterior.  

 

As informacoes contidas neste post nao possuem nenhum valor legal e podem mudar sem aviso previo. 

 

 

 

Beit din - corte rabinica

 

Batei din - plural de beit din (na pratica, ninguem diz  batei din (no dia a dia, a maioria das pessoas falam "os beit dins")

 

Rabinato/Rabbanut - corte religiosa israelense, ligados ao ministerio da Justica

 

 

Que tipo de batei din para conversao ha no Brasil?

Reformista e Conservador. NAO ha beit din de conversao ortodoxa na Am. Central e Am. do Sul.

 

 

Como um brasileiro se converte ao Judaismo num beit din ortodoxo?

O brasileiro tem que estudar no Brasil, mas na hora de passar pelo bet din, tem que viajar para o exterior.

 

 

Como saber se a conversao ortodoxa eh valida ou nao?

Se o beit din ortodoxo for registrado na rabanut, eh facil saber, basta clicar nesta lista: http://www.itim.org.il/en/recognized-rabbinical-courts-for-conversion/

 

 

Pq a necessidade de registro na rabanut (rabinato israelense)?

Pq a rabanut faz parte do governo do Estado de Israel, digamos que a vida fica mais facil jah que tudo estah registrado no governo.

 

 

E se o beit din ortodoxo nao for registrado na rabanut?

Se nao for registrado na rabanut, ha 1 grande risco: se tornar vitima de conversoes FALSAS.

Agora, se o beit din for legitimo e INDEPENDENTE (nao registrado na Rabanut), entao a conversao eh halachicamente ok, mas o ger nao recebe alguns direitos concedidos pelo governo israelense.

 

 

O Estado de Israel (governo) e Rabinato Israelense (rabanut) estao sempre discutindo sobre conversoes. O Rabinato valida e desvalida batei din tao frequentemente que eh dificil seguir todas as atualizacoes. Tais mudancas acontecem principalmente por questoes politicas e nao religiosas, para a surpresa de muitos.

 

Mesmo que voce tenha iniciado seu processo de conversao com uma comunidade reformista, conservadora ou ortodoxa, pesquise se o rabino e beit din que emitirao o certificado de conversao estao registrados em instituicoes ligadas ao Ministerio do Interior Israelense e/ou Rabinato. Nem todos estao.

 

- Reconstrucionistas e Reformistas devem estar registrados na World Union Progressive Judaism (Estado de Israel)

 

- Conservadores devem estar registrados no Masorti Olami (Estado de Israel)

 

- Ortodoxos Modernos (movimento que nao existe no Brasil ainda) devem estar registrados na RCA (Estado de Israel e Rabinato)

 

- Batei din Ortodoxos (e Ortodoxos Modernos) para gerut devem estar registrados na Rabbanut (o site itim.org.il, que postei acima, fornece uma lista)

 

Nota:  Conversoes podem ser aceitas somente pelo Estado de Israel ou pelo Estado de Israel em conjunto com o Rabinato (rabanut) israelense. 

 

 

Estado de Israel (Ministry of Interior)

O canditato que recebeu um certificado de conversao aceito somente pelo Estado de Israel (Reformistas e Conservadores) tem direito de entrar na 'Lei de Retorno', assim sendo, poderah fazer Alyiah depois de 1 ano do recebimento do certificado e convivio na comunidade judaica.

 

Limitacoes Religiosas para quem MORA em Israel

Embora Israel seja um pais de governo secular, a autoridade sobre registro de casamentos pertence a corte religiosa, o Rabinato (rabanut). Nao existe casamento civil (entre judeus) em Israel. O que ha eh um registro de casamento que eh emitido pelo Rabinato.

 

Sendo que um certificado de conversao aceito SOH pelo governo nao eh aceito pelo Rabinato, seu portador nao poderah se casar em territorio Israelense, assim como encontrarah barreiras em outros aspectos de sua vida pessoal... 

 

Judeus que residem em Israel e discordam desta regra casam-se no civil em outros paises e depois retornam. No entanto, seu casamento nao eh considerado valido pelo Estado de Israel ou Rabinato de Israel e em caso de divorcio, o processo terah que ser resolvido no pais onde o casamento civil foi efetuado. Eh bem complicado isso… 

 

Se o candidato mora fora do Estado de Israel, poderah casar-se no civil e religioso, no entanto seu casamento religioso soh serah aceito na denominacao judaica que emitiu o certificado. Assim sendo, caso o(a) Judeu/Judia de nascimento e conjuge que se converteu desejem tornar-se parte de uma comunidade ortodoxa, terao que casar no religioso novamente. 

 

 

Rabinato Israelense (Rabbanut) 

A Rabbanut faz parte do sistema judiciario israelense e respondem para o 'Ministry of Religious Services", que como o nome diz, eh Ministerio que fiscaliza todos os aspectos ligados a religiao judaica no pais.

 

 

Custo de uma conversao

Os custos variam de pais para pais...

 

Os custos envolvidos no processo estao relacionados ao pagamento de salario para o professor e profissionais envolvidos, eletricidade, telefone, material didatico, internet, uso da sala de aula (mesmo que a sala de aula esteja dentro do terreno da sinagoga), seguranca, aluguel e alimentacao (caso o estudante more na yeshiva ou seminario), cidade (em Beverly Hills o curso sairah mais caro que em Toronto, por exemplo…) etc. 

 

Nao ha justificativa para precos abusivos. Batei din que usam tal tatica para afastar potenciais candidatos terao muuuuita explicacao para dar em Olam Habah. Comunidades judaicas que permitem tal pratica envergonham todas as outras que operam de maneira etica. 

 

Outro ponto muito importante que vou escrever de uma maneira bem direta: se uma pessoa nao possui dinheiro para pagar o curso (mesmo parcelando o valor total) como eh que tal pessoa vai conseguir pagar pelo estilo de vida judaico? Digo... como eh que vai pagar por comida casher, educacao judaica pros filhos, custos extras de feriados (rapaz... Pessach toca no bolso de uma maneira que soh quem faz entende), 'membership' anual da sinagoga, entre outras coisas? Nao eh que seja impossivel, mas eh um fator a ser considerado. Se fosse pra eu julgar, acho que R$3000 seria um valor apropriado pra um curso no Brasil.

 

Por isso eu repito: informacao eh a sua melhor amiga. 

 

 

Tempo 

A duracao de um curso de conversao depende do candidato.

 

Cursos oferecem uma ideia vaga de quanto tempo podem durar, mas no final das contas, eh o progresso do candidato que decidirah tudo. Um curso que promete conclusao em 1 ano, terah sua parte didatica concluida em 1 ano, mas nada garante que candidato seja aceito neste periodo. 

 

Se o candidato confessa nao estar pronto ou o beit din sente que ele nao estah pronto para assumir uma vida judaica, sua conversao serah barrada ateh a chegada da “hora certa”. 

 

Eu jah ouvi historias de pessoas que levaram 8 anos pra finalizar uma conversao… outras conversoes soh levaram 1 ano que eh o prazo minimo para um beit din mais tradicional, jah que o candidato tem que vivenciar todos os feriados judaicos. 

 

Eh uma situacao bem pessoal, varia de caso pra caso. 

 

 

 

Relacionamentos

Se o candidato for solteiro quando entrar em contato com um beit din ortodoxo, deve barrar qualquer tipo de relacionamento ateh o final de sua conversao.

 

Se voce tem um perfil em algum site de relacionamentos, meu conselho eh que voce o delete. Se voce comecou a se relacionar com um Judeu depois de ter iniciado o curso, voce tem duas escolhas: contar imediatamente ao beit din (e arriscar que eles joguem os papeis do teu processo na gaveta do limbo eterno, nunca se sabe) ou terminar a relacao. O mais seguro eh terminar. Se a pessoa te ama mesmo, vai esperar pacientemente pela sua conversao, acredite. Se um beit din descobre que voce estah namorando, isso vai contar contra voce como omissao de informacao. Omitir informacao a um beit din eh uma infracao das grandes.  

 

 

Contratempos 

Judaismo nao eh uma religiao missionaria, por isso todos os individuos que expressam o desejo de uma conversao recebem "naos". No movimento Liberal e Conservador, em vez dos ‘3 naos’, candidatos podem ser colocados na “geladeira” por algumas semanas para que pensem melhor se eh isso mesmo que eles querem.

 

Todos os rabinos ortodoxos recusam o candidato no minimo 3 vezes, para que ele pense melhor se eh isso mesmo que ele quer. No entanto, deve haver civilidade em todas as recusas. Desrespeito para com o candidado eh contra a Torah. Tanto na minha conversao Conservadora em Sao Paulo quanto Ortodoxa em Israel, fui tratada com civilidade. Nem sempre ouvi o que queria, mas sempre fui tratada como um ser humano digno de receber uma resposta honesta, direta e inteligente. 

 

 

Sponsor

Ha tres tipos de sponsors (nao sei que palavra usar em Portugues, desculpe): o individuo que se torna responsavel pelo candidato antes da conversao (um amigo proximo, conjuge, familiares) e que o apresentea a um rabino, o que "adota" o candidato depois do inicio do curso, e o "Rabino sponsor" que serah o rabino que apresentarah o candidato ao beit din.

 

Eu vou escrever somente sobre os individuos que informalmente sponsoram um candidato. 

 

Esta(s) pessoa(s) sao extremamente importantes no processo de conversao porque eh com elas que candidato aprenderah o Judaismo pratico, ou seja, coisas que nao se aprende na sala de aula, dicas, uma experiencia ao vivo e a cores de como Shabbat e feriados religiosos devem ser observados, comportamento, etc. 

 

Ninguem eh obrigado a sponsorar ninguem. Isso significa que um candidato que nao tinha sponsors antes de iniciar um curso de conversao pode ou nao pode encontrar um sponsor depois que inicia-lo, porque afinal de contas, ninguem eh obrigado a trazer o candidato a conversao para dentro de sua casa, apresentar a sua familia, gastar horas e horas lhe ensinando o que sabe etc.

 

Se um candidato a conversao foi "adotado" por uma familia/casal/individuo, ele deve agradecer aos Ceus. A aceitacao de um candidato na comunidade varia muito de sinagoga pra sinagoga. No livro "My 15 Grandmothers", Genie Milgron conta que por meses ninguem lhe disse nem 'bom dia' na sinagoga que ela frequentava, quando iniciou seu curso de conversao (antes de descobrir que era Judia de nascimento). Por outro lado, ha comunidades super amigas que recebem todos os candidatos de bracos abertos. 

 

No caso de uma conversao ortodoxa, o candidato deverah apresentar uma carta de recomendacao escrita por um de seus sponsors, ou o sponsor tem que testemunhar verbalmente pro rabino (ou beit din) o quanto acredita na sinceridade do candidato. Isso eh uma responsabilidade enorme. Por mais que eu goste de meus sponsorados, ateh hoje soh tive coragem de escrever tal carta para um deles. Por este motivo, algumas pessoas nao querem sponsorar candidatos a coversao, eh uma responsabilidade muito grande afirmar para um beit din que acreditamos que o candidato estah pronto para fazer parte de klal Israel.   

  

Entao, se voce iniciar um curso e uma boa alma aceitar te sponsorar, trate-a bem.

 

Soh lembrando que mulheres ajudam mulheres e homens ajudam homens. Mesmo que um casal ou familia decida ajudar um candidato, a regra eh a mesma. 

 

. . . . 

 

REFORMISTA

 

Site da World Union Progressive Judaism: www.wupj.org

 

 

BRASIL

Primeito passo: Marcar uma reuniao por telefone com o(a) rabino(a) 

Tempo: * nao sei como funciona no Brasil

Aulas: * 

O Que Se Aprende: * 

Exigencias: *

Aceitacao: Estado de Israel

Casamento: o casamento religioso serah aceito somente por esta denominacao. 

Filhos: filhos serao aceitos somente em escolas judaicas filiadas a esta denominacao e poderao casar-se somente com membros desta denominacao.

Custo: *

 

EUA/Canada e demais paises que possuem beit din de gerut:

Primeito passo: Marcar uma reuniao por telefone com o(a) rabino(a) 

 

Tempo: Aprox. 16 semanas (o prazo varia, dependendo da opiniao da lideranca do curso)

 

Aulas: 1 vez por semana, 2 horas de duracao 

 

O Que Se Aprende: historia do povo judeu, de Israel e desta denominacao, nomes dos feriados judaicos e principais tradicoes relacionadas a eles, filosofia judaica, pensadores Judeus. Leis judaicas sao comentadas, mas nao detalhadamente (depende do professor). 

 

Exigencias: nenhuma

 

Aceitacao: Estado de Israel

 

Casamento: o casamento religioso serah aceito somente por esta denominacao.

 

Filhos: filhos serao aceitos somente em escolas judaicas filiadas a esta denominacao e poderao casar-se somente com membros desta denominacao.

 

Custo: *

 

Teste: Dependendo do beit din, ha um pequeno teste oral ou uma conversa informal sobre o aprendizado. Mikva e brit milah nao sao obrigatorios em algumas sinagogas. 

 

 

. . . . 

 

 

CONSERVADOR (MASORTI)

 

Site da Masorti Olami: www.masortiolami.org

Site da Rabbinical Assembly: www.rabbinicalassembly.org

 

BRASIL

Primeito passo: Marcar uma reuniao por telefone com o rabino. Na reuniao, explicarah seus motivos para uma conversao e receberah instrucoes de como proceder. Isso nao significa que o candidato foi aceito. O rabino pode chama-lo para uma segunda reuniao em algumas semanas ou alguns meses. Cada caso eh um caso. 

 

Tempo: Minimo 1 ano (pode variar para mais ou menos tempo, dependendo do caso)

 

Aulas: 1 vez por semana, aprox. 2 horas e meia de duracao 

 

O Que Se Aprende: historia do povo judeu, de Israel e desta denominacao, feriados judaicos e principais tradicoes relacionadas a eles, filosofia judaica, pensadores Judeus, importancia do Shabbat, ciclo da vida (nascimento, brit milah, bar e bat mitzvah, casamento etc.). O ensino de leis judaicas (halachot), kashrut e Sidur (livro de rezas) dependerah do professor.

 

Exigencias: o geral, nenhuma se o candidato for solteiro, mas isso varia de caso pra caso. Por exemplo, quando eu disse pro rabino que meus pais eram contra minha conversao, ele disse que eu soh poderia continuar no curso se trouxesse uma carta de aprovacao assinada pelos meus pais. Imagina minha cara ouvindo uma coisa dessas… “Permissao? Pais? Eu?". O candidato nao eh obrigado a participar dos servicos religiosos (eu participava de todos) ou programas diversos efetuados na sinagoga (eu nao perdia um, as palestras eram muito boas).  

 

Se voce leu meu post sobre grupos judaicos (e se nao leu, nao deveria estar lendo este sobre conversao), voce vai ver que embora sinagogas Conservadoras sigam, no geral, a mesma linha de pensamento; as decisoes relevantes ao ponto de vista religioso da comunidade eh decidido pela lideranca de cada sinagoga.

 

Algumas sinagogas conservadoras exibem o mesmo comportamento que sinagogas ortodoxas modernas, alguns rabinos sao mais liberais, outros mais tradicionais…entao as exigencias variam de sinagoga pra sinagoga, nao ha exatamente um padrao. Quando o candidato estah em um relacionamento serio que levarah a casamento com um Judeu/Judia, algumas sinagogas exigem que os dois participem das aulas. Alguns livros sao sugeridos e eh bom que voce os compre. 

 

Aceitacao: Estado de Israel

 

Casamento: o casamento religioso serah aceito por esta denominacao e denominacoes liberais.

 

Filhos: filhos serao aceitos somente em escolas judaicas filiadas a esta denominacao (ou den. liberais) e poderao casar-se somente com membros desta denominacao (ou den. liberais).

 

Custo: aproximadamente R$ 3500.00

 

Teste: Ha um teste oral sobre o aprendizado, feito pelo beit din. O numero de perguntas varia muito. Se o candidato for sincero, mesmo que erre uma ou outra resposta, o beit din usarah de compaixao porque sabe que tal candidato procurarah a resposta correta o mais rapido possivel.  Mikva e brit sao obrigatorios.

 

EUA/Canada e demais paises que possuem beit din de gerut: o mesmo citado acima

Tempo: aprox. 1 ano, pode ser mais ou pode ser menos (cada sinagoga decide o tempo)

 

Aulas: idem

 

O Que Se Aprende: achei uma lista bem legal de uma sinagoga conservadora de New Jersey. De todos os outros curriculos que vi, esse eh o mais detalhado: 

Session 1: Welcome & Introduction: Three Dimensions of Jewish Identity: Behaving, Believing, Belonging

Session 2: TaNaKh -- The Hebrew Bible

Session 3: Introduction to Rabbinic Judaism

Session 4: Jewish Perspectives on God

Session 5: Introduction to the Jewish Calendar

Session 6: Judaism & Christianity: A Comparative Look; Hanukkah, "December Dilemma" issues

Session 7: Halakhah: The Role of Law and Commandment in Judaism

Session 8: The Holidays of Tishri & the Concept of Teshuva

Session 9: Birth, Covenant & Jewish Parenting: From Infancy through Adolescence

Session 10: Prayer in Judaism -- Communal & Individual

Session 11: Shabbat -- A Palace in Time Session 12: Kashrut -- The Jewish Dietary Laws Session 13: Marriage, Divorce & Jewish Perspectives on Sexuality

Session 14: The End of Life: Dying, Death, Mourning & Afterlife

Session 15: Finding God through Joy: Purim

Session 16: Contemporary Moral Issues: Jewish Perspectives on Bioethics

Session 17: As If You Came Forth from Egypt: Passover

Session 18: The Holocaust and Anti-Semitism

Session 19: The Land of Israel & Ancient Judaism -- The Biblical and Rabbinic Background Session 20: Zionism and the Modern State of Israel

Session 21: Women and Judaism

Session 22: The Four Streams of Contemporary Judaism

Session 23: Judaism in America -- Challenges of the Melting Pot

Session 24: Shavu'ot: Jewish Perspectives on Conversion, Siyyum 

 

Exigencias: alem das citadas no processo realizado no Brasil, alguns cursos exigem a compra de uma serie de livros e presenca obrigatoria em alguns servicos religiosos. 

 

Aceitacao: Estado de Israel

 

Casamento: idem

 

Filhos: idem

 

Custo: Entre US$ 500.00 e US$ 1000.00

 

 

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ORTODOXIA MODERNA

 

Site da Rabbinical Council of America (RCA): www.rabbis.org

Site da RCA sobre conversoes: www.judaismconversion.org

 

Ortodoxos modernos sao metodicos quanto a organizacao e controle de documentos. Ateh onde eu saiba, todos os batei din da RCA estao registrados na Rabbanut. NAO HA BATEI DIN DA ORTODOXIA MODERNA NO BRASIL E MUITO MENOS NA EUROPA!!!! A Ortodoxia Moderna eh um movimento 100% NORTE AMERICANO. Nao existe "rabino que conseguiu semicha ortodoxa moderna na Inglaterra", entendeu? Nao existe isso simplesmente pq NAO EXISTE BEIT DIN ORTODOXO MODERNO FORA DOS EUA E CANADA.

 

 

BRASIL

Espero que este movimento chegue ao Brasil em um futuro proximo. 

Se alguem estah dizendo que faz conversoes no Brasil, se vendendo como ortodoxo moderno, FIQUE LONGE. Eh fraude. 

 

 

EUA/Canada e demais paises que possuem beit din de gerut

Primeiro passo: o candidato deve marcar uma reuniao com um rabino que faz parte do beit din e lhe explicar o motivo da conversao. Se aceito, o candidato deve preencher formularios e marcar o inicio das aulas.

 

Tempo: 2 anos (varia de caso pra caso, as vezes eh bem mais de 2 anos)

 

Aulas: 1 vez por semana, 2 horas e meia de duracao

 

O Que Se Aprende: historia do povo judeu, de Israel e desta denominacao, feriados judaicos e tradicoes, filosofia judaica, pensadores Judeus, halachot, rezas, brachot, ordem do servico religioso, leis de Shabbat e Yom Tov, ciclo da vida, identificacao de escrituras (o que eh Torah, Guemara, Talmud, Midrash etc.) e muito mais, dependendo do professor. Como o aprendizado tem que ser praticado, nao vejo a necessidade de descrever todos os topicos.

 

Exigencias: o candidato tem que gradualmente praticar uma vida judaica: se mudar para perto de uma sinagoga, comer casher, ler Hebraico, frequentar a sinagoga, frequentar lares de familias da sinagoga para conhecer e vivenciar as tradicoes de Shabbat e feriados ao vivo e a cores, manter Shabbat e feriados (dentro das limitacoes estipuladas para nao-Judeus), separar um tempo diario ou semanal para o estudo da Torah (parashah da semana), mezuzah, pureza familiar. Homens devem usar tzizit, tallit, teffilin e kipah. Mulheres devem focar nas leis de tziniut. Viver pelo menos 1 ano como um judeu observante. 

 

Se o candidato estiver de relacionamento serio com um Judeu, tipo… pra casar, os 2 deverao participar das classes obrigatoriamente. Se o candidato e seu parceiro faltar(em) em mais de 2 classes seguidas e sem justificativa, podem ter seu processo prejudicado (atraso ou anulacao mesmo, depende do beit din).

 

Eh altamente aconselhavel que o candidato encontre um “sponsor” alem do 'rabino sponsor', ou seja, um membro ou familia da sinagoga que lhe “adotarao” e darao dicas pessoais de como manter uma vida religiosa. Nao eh uma obrigacao, porque ninguem pode obrigar alguem a “sponsorar” o candidato, mas eh super recomendavel. Candidatos que encontram essas almas caridosas tem um processo mais… suave, por assim dizer, pois sempre contarao com aquele(a) amigo(a) para os detalhes que nao se aprende na sala de aula. 

 

Aceitacao: Estado de Israel e Rabinato Isralense

 

Casamento: casamento religioso eh universalmente aceito

 

Filhos: Judaismo dos futuros filhos eh universalmente aceito

 

Custo: de US$2000.00 a US$3000.00. Valor pode variar de cidade pra cidade, mas nunca vai muito longe dessa media.

 

Teste: durante o processo, o candidato serah entrevistado no minimo 3 vezes pelo rabino ou beit din. O teste final se divide em parte escrita e oral, onde o candidato  terah que responder a perguntas feitas pelo beit din. Se for casado ou estiver 'noivo' de um judeu, o judeu tambem terah que responder o questionario escrito e ser entrevistado pelo rabino.  

 

Depois do teste: lembra do sponsor informal? Pois eh. Tal pessoa deverah escrever uma carta ao beit din, afirmando a sinceridade do candidato. Infelizmente, na Ortodoxia Moderna, se um candidato decide se tornar menos observante depois de receber o certificado de conversao, ninguem vai chiar a respeito. A nao ser que ele(a) cometa uma infracao grave… mas enquanto a averah (transgressao) for considerada “das menores”, ninguem vai falar nada. Por causa disso, embora a conversao feita por esta denominacao seja valida tanto para o Estado quanto o Rabinato de Israel, algumas denominacoes mais estritas podem decidir punir os justos pelos injustos, ou seja, alguns convertidos sinceros nao sao aceitos em algumas sinagogas ou escolas ortodoxas por causa dos convertidos que nao honram a palavra.

 

Dica: seja sincero(a). 

 

 

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ORTODOXIA

 

Ha uma variedade enorme de batei din: hassidicos, yeshivis, haredim e dati 

O importante aqui eh saber se tais batei din estao registrados na Rabbanut

 

Aqui uma lista que pode te ajudar, mas lembre-se: essa lista pode mudar sem aviso previo, do dia pra noite, e suas informacoes podem estar desatualizadas

(mas ainda eh melhor que nada, neh?): 

www.itim.org.il/en/recognized-rabbinical-courts-for-conversion

 

 

BRASIL

Primeiro passo: Na verdade, esse primeiro passo depende de 2 fatores: quem vai te apresentar ao rabino (te sponsorar informalmente) e quem eh o rabino que vai atender a sua ligacao.

 

Se o candidato achou um “sponsor” antes de pensar em ligar pra um rabino, ele tem mais chances de ser recebido com civilidade, pois o sponsor vai explicar tuuuuuuudo pro rabino, antes que este conheca o candidato.

 

Se o candidato nao tem sponsor nenhum e tenta marcar uma reuniao com um rabino na cara e na coragem, ai tudo vai depender da personalidade deste rabino, pois rabinos tbm sao seres humanos, tem gente que eh legal e tem gente que faltou no dia em que Hashem estava distribuindo compaixao.

 

O rabino pode atender a ligacao e responder todas as duvidas do candidato por telefone mesmo, sem precisar de uma reuniao cara a cara, ou ele pode marcar mesmo uma reuniao para ouvir os motivos do candidato ou… ele vai cortar o candidato (ainda no telefone), dizer uns desaforos sem motivo algum e desligar na cara. Assim… sem razao alguma, soh porque sim. Entao… se o candidato nao tem um sponsor, os resultados deste primeiro contato sao imprevisiveis. 

 

Tempo: formalmente 2 a 3 anos. Mas caso o candidato seja muito fera nos estudos, viva uma vida judaica com gosto e ache um sponsor nota 10, o tempo serah decidido pelo rabino sponsor. Se o candidato for o conjuge de um Judeu desta denominacao, pode ser que o prazo seja menor, porque apesar de tudo, o candidato jah vai estar vivendo dentro de um lar judaico, digamos assim, e provavelmente jah terah filhos... cada caso eh um caso.

  

Aulas: como nao ha um beit din de gerut no Brasil, nao ha exatamente classes e estudantes… me disseram que as aulas sao particulares. Nao posso afirmar nada aqui.

 

O Que Se Aprende: tudo o que estah descrito na Ortodoxia Moderna

 

Exigencias: Todas as exigencias da Ortodoxia Moderna + shomer negiah (leia-se naguia). Como nao fiz minha gerut no Brasil, nao sei se ha mais exigencias.

 

Aceitacao: Estado de Israel e Rabinato Isralense

 

Casamento: casamento religioso eh universalmente aceito

 

Filhos: Judaismo dos futuros filhos eh universalmente aceito

 

Custo: indeterminado. Jah ouvi dizer de casos onde o valor foi justo, jah li sobre casos em que o valor foi muito mais alto do que deveria ser e sobre um caso especifico onde o valor foi tao absudo, que o candidato e conjuge mudaram-se para Israel e fizeram a conversao lah. E eu te digo por experiencia propria que morar em Israel nao eh barato… entao imagina o preco que foi dado? Pois eh… uma vergonha para todos os rabinos e batei din eticos do mundo (ops… olha eu dando opiniao pessoal, alguem me segure!). Assim sendo, o custo de uma conversao no Brasil, assim como a resposta do primeiro contato s/ sponsor eh imprevisivel.

 

Note que alem do custo pelas aulas, o candidato terah que adicionar o custo de uma viagem aos EUA ou Israel (passaporte, visto, passagem, estadia e alimentacao), para passar pela entrevista final com o beit din de gerut.

 

Pode ser que no meio do processo o candidato conheca alguem que possa facilitar essas despesas, tipo… sei lah… alguem pode ter um primo que mora em NY ou Tel Aviv que nao se importaria em receber o candidato por alguns dias em vez de deixa-lo ficar em um hotel… well… muitas sao as possibilidades, mas mais uma vez: tudo eh imprevisivel. Nao conte com ajuda externa. 

 

Teste: durante o processo, o candidato serah entrevistado no minimo 3 vezes pelo rabino e/ou beit din, onde terah que responder perguntas sobre seu aprendizado, principalmente halachot (como fazer cha no Shabbat? etc.). Como o teste final eh feito por um beit din americano ou israelense, eu ouso afirmar que o teste serah oral (como o que eu tive), jah que nunca ouvi falar em um teste escrito. O beit din pode fazer 3 perguntas, assim como pode fazer 30. Geralmente elas sao sobre o aprendizado, vida pessoal e conviccao religiosa. Nesse ponto voce jah vai estar tao familiarizado com halachot, que o beit din nao vai se preocupar tanto em fazer perguntas deste tipo. Mas tudo eh possivel... O importante eh ser honesto consigo mesmo, com Hashem e com o beit din. 

 

Depois do teste: caso tudo vah bem e a conversao seja feita, o candidato tem que honrar a palavra. Deslizes nao sao bem vindos. Se o convertido se arrepende do compromisso que fez ao aceitar este tipo de conversao e decide voltar a se comportar como a pessoa que era antes, pode enfrentar represalias. Entao pense 2, 3, 4 bilhoes de vezes se uma vida Ortodoxa eh mesmo o que voce estah afim de seguir. 

 

EUA/Canada e demais paises que possuem beit din de gerut:

Primeiro passo: ler todos os requisitos e instrucoes para uma conversao religiosa no site do beit din (Isso mesmo. Nao ha segredos na America do Norte, tudo tem seu devido site, eis um exemplo: http://geirusmontreal.ca/), preencher os formularios, envia-los via e-mail e aguardar contato.

 

O processo eh tao bem explicado nestes formularios que assusta os curiosos. No final, ao ler exatamente todos os requisitos, a maioria dos candidatos percebem que nao seriam felizes com este modo de vida. Quando o formulario eh recebido e analizado pela secretaria do beit din, o candidato eh chamado para uma entrevista. Se a entrevista for bem sucedida, ele serah informado do inicio das aulas e voi-la. 

 

Outra forma de primeiro contato eh atraves do telefone. O candidato liga para a secretaria do beit din, marca um horario para conversar com um rabino, aparece na hora marcada e voi-lah. No games here.

 

Tempo: formalmente 2 a 3 anos. Mas caso o candidato seja muito fera nos estudos, viva uma vida judaica com gosto, tenha participado de um curso bem intenso (yeshivot ou seminarios) e ache um sponsor nota 10, o tempo pode ser reduzido. Se o candidato for o conjuge de um Judeu desta denominacao, pode ser que o tempo tambem seja reduzido, porque apesar de tudo, o candidato jah vai estar vivendo dentro de um lar judaico e provavelmente jah terah filhos... cada caso eh um caso., digamos assim.  

 

O Que Se Aprende: tudo o que estah descrito na Ortodoxia Moderna + tutoriais + talvez excursoes a locais de importancia religiosa como a mikvah ou fabrica de matzah, dependendo do beit din e do professor + shabbaton (minimo 1 Shabbat que pode ser passado em uma excursao para outra cidade ou bairro, ou um shabbat com programacao especial e refeicoes na sinagoga que candidato frequenta)  

 

Exigencias: Todas as exigencias da Ortodoxia Moderna + shomer negiah + “dialeto” yeshivish (se o professor for yeshivish). Dependendo do beit din e da comunidade onde voce vai morar, diga adeus a televisao, computador, smart phone, assinatura de jornais e revistas seculares, e alguns valores da sociedade moderna... Estude muito bem o modo de vida do grupo judaico ao qual voce quer se filiar, principalmente se voce eh mulher. Evite surpresas. 

 

Aceitacao: Estado de Israel e Rabinato Isralense

 

Casamento: casamento religioso eh universalmente aceito

 

Filhos: Judaismo dos futuros filhos eh universalmente aceito

 

Custo: em Montreal CAN$ 2700 para solteiros e CAN$ 3300 para casais. O preco nao varia muito em toda America do Norte. Na California, aproximadamente U$5000. Em sinagogas que dao aulas  particulares, a media eh de US$50.00 por hora de ensino + aproximadamente US$500.00 de taxas administrativas.

 

 

Israel 

(li o site do itim sobre conversoes ortodoxas assim por cima porque sei que ninguem vai embarcar nessa. mas caso eu esteja enganada e existam pessoas que estejam mesmo a fim de mudar pra lah, posso reler o site e traduzi-lo em detalhes) 

 

 

“Israel, Israel, que bonito es Israel” (jah ouviu essa musica?) Em Israel o curso eh… (praticamente) gratuito para cidadaos israelenses e que nao tem cidadania pode encontrar um certo grau de compaixao. Mas as classes sao em Ingles e a lista de documentos necessarios para quem nao eh cidadao israelense eh enorme. Pense em uma lista grande… multiplique por 10, eh por ai.

 

Uma conversao ortodoxa totalmente feita em Israel, da primeira aula a mikvah, tem menor tempo de duracao do que uma feita fora de Israel. Pq? Pq morando lah o candidato estarah 100% cercado de Judaismo 24h por dia, 7 dias por semana. Fora de Israel o candidato (no geral, cada caso eh um caso, lembra?) aprende Judaismo no primeiro ano de curso e vive Judaismo no segundo.

 

Em Israel, o candidato viverah Judaismo do primeiro ao ultimo minuto do processo. Por exemplo, enquanto que fora de Israel feriados judaicos sao tidos como uma experiencia "isolada", por assim dizer... em Israel (Jerusalem e outras cidades religiosas) TODO  mundo VIVE o feriado. Eh uma experiencia incrivel. Se o candidato chega em Jerusalem um dia antes de Purim, ele viverah Purim ao extremo (e vai aprender tudo) mesmo que nao tenha ideia de que tal feriado exista, porque a cidade inteira irah comemora-lo. Em Jerusalem comemora-se Purim por 2 dias... eh uma festa que voce nao tem ideia!!!!!! A cidade para. O mesmo eh valido p/ todos os outros feriados e Shabbat. Entao, se o candidato for 100% sincero e levar a serio seus estudos, pode ter o processo finalizado em 1 ano, mais ou menos.

 

Aqui algumas informacoes para quem nao possui cidadania israelense: http://www.itim.org.il/en/conversion-for-non-citizens/

 

Mas antes de voce fazer as malas, vamos aos detalhes administrativos: se voce for morar em Israel (c/ cidadania isr.), as classes sao gratuitas, mas ha um registro de NIS 150.00 (30 dolares? faca os calculos) por pessoa ou NIS 250.00 (50 dolares?) por casal. Inclua ai sua despesa de aluguel + alimentacao. O custo de vida em Israel eh alto.

 

Kibbutz

Se o candidato (c/ cidadania) for morar em um kibbutz-ulpan que faz conversoes, que inclui acomodacoes + alimentacao, o custo administrativo sobe para aproximadamente NIS 1800.00 e eu nao sei se ha um kibbutz-ulpan para conversao em Portugues… em minha ignorancia, acho mais provavel existir um Espanhol jah que a comunidade judaica que fala este idioma eh muito maior do que a que fala Portugues. 

 

Se nao houver nem em Portugues nem em Espanhol, vai ter que ser em Ingles mesmo. E a lista de documentos aumenta. E voce vai precisar de uma carta de recomendacao, ou seja, eh praticamente impossivel entrar neste programa se voce nao tem familiaridade alguma com Judaismo ou nao possui ao menos um certificado de conversao nao-ortodoxo.

 

Aqui uma previa dos requisitos: http://www.itim.org.il/en/conversion-for-non-citizens/

 

Custos extras podem acontecer no decorrer desse periodo. Roupas, lanches, passeios, remedios, imprevistos diversos etc. Sair da casa da mamae pra encarar a vida em um kibbutz nao eh para os coracoes sensiveis. Ainda mais se for pra encarar uma conversao ortodoxa. 

 

Bom… quando eu mudei pra Israel eu nao tinha a minima ideia de que um programa maravilhoso como este existia.

 

Quando eu mudei pra Israel, eu nao sabia de absolutamente nada, na verdade. Me registrei em um seminario que me aceitou devido a uma carta de recomendacao do rabino que foi meu professor no curso de conversao em Sao Paulo e lah fui eu para um seminario. 

 

Se na epoca, em vez de tanto misterio, alguem tivesse me dito que eu podia ir pra um kibbutz-ulpan e pagar NIS1800…

 

Escolas particulares para conversao em Israel: yeshiva eh para homens, seminario eh para mulheres, sao escolas de ensino religioso. Ha yeshivot e seminarios que aceitam candidatos a conversao que possuem um certificado que eh aceito pelo Estado de Israel. Ateh onde eu saiba, ha somente um seminario para conversao  (em Ingles) que aceita candidatas que nunca tiveram contato com Judaismo. O beit din que trabalha com este seminario eh registrado com o Estado e Rabbanut. O custo minimo para ingressar em uma dessas escolas eh de US$10.000 por ano + alimentacao parcial (geralmente soh o almoco eh na escola, mas isso varia, algumas dao 2 ou 3 refeicoes) + roupas + remedios + imprevistos etc. Inclui moradia.

 

MASA - www.masaisrael.org - http://www.masaisrael.org/pt-br (EM PORTUGUES!!! AAAAHHHHHHHHH!!!!!!)

O governo israelense possui um programa de incentivo (bolsa de estudo) a educacao privada, voluntariado e afins, chamado MASA, que ajuda jovens Judeus (18-30 anos) a ingressarem nos mais variados programas de ensino. Nao precisa fazer Alyiah para se inscrever na Masa.   Possuidores de um certificado de conversao aceito pelo Estado de Israel podem se increver. Muitas yeshivot e seminarios sao conveniados por este programa. Vale a pena dar uma lida no site deles.

 

Teste: durante o processo, tanto no kibbutz quanto no seminario ou yeshiva, o candidato serah entrevistado no minimo 3 vezes pelo beit din, onde terah que responder perguntas sobre seu aprendizado, principalmente halachot. O teste final serah oral, onde o candidato terah que responder a perguntas feitas pelo beit din. O beit din pode fazer 3 perguntas, assim como pode fazer mais de 30. Eh imprevisivel… Geralmente perguntam sobre o aprendizado, vida pessoal, halachot e conviccao religiosa.

 

Depois do teste: caso tudo vah bem e a conversao seja feita, o candidato tem que honrar a palavra. Deslizes nao sao bem vindos. Se o convertido se arrepende do compromisso que fez ao aceitar este estilo de vida, e decide voltar a se comportar como antes, vai enfrentar represalias. Eh muito, mas muito raro isso acontecer, mas… jah aconteceu. Entao pense 2, 3, 4 bilhoes de vezes se uma vida Ortodoxa eh mesmo o que voce estah afim de seguir.