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Torah
Torah

Importância

  1. Chazal nos diz que "independentemente disso, se alguém trouxer um Korban grande ou pequeno, desde que suas intenções sejam para o céu, seu korban é aceito." [2] A mesma ideia se aplica ao estudo da Torá. Deve-se aprender o máximo que puder e isso é precioso aos olhos de Deus, desde que suas intenções sejam puras. [3]
  2. Se alguém gosta de aprender e realmente entende seu aprendizado, pode abster-se de estender Tefilá e apenas dizer as partes que são obrigatórias. [4]
  3. Alguém que aprende a Torá puramente pelo bem do céu merece grandes recompensas. [5] Mesmo que uma pessoa se sinta encorajada a aprender por motivos ocultos, ela deve continuar a aprender e, eventualmente, atingir o nível de aprendizado puro. [6] Muitos enfatizam que hoje em dia é fundamental começar a aprender com uma motivação externa para superar o Yetzer Hara e se envolver no aprendizado da Torá [7] e, uma vez envolvido, isso ajudará a purificar a si mesmo. [8]
  4. Se alguém aprende e não entende o que está aprendendo, não é considerado Talmud Torá. [9] Muitos poskim dizem que é considerado Talmud Torá ao ler o Tanach, mesmo que não o entenda. [10] Ver Derech Hashem de Ramchal 4:2

Mitzvá sobre o Pai

  1. Um pai tem a obrigação de ensinar Torá a seu filho. [11] Se um pai não ensina Torá a seu filho, o filho é obrigado a ensinar a si mesmo uma vez que tenha feito o bar mitzvah e perceba que deve estudar Torá. [12]

Tanach, Mishná e Talmude

  1. Deve-se dividir o tempo para estudar torá todos os dias em três, uma porção para Tanach e alguns dizem que são comentários, uma porção para Mishná e Gemara, e uma porção para analisar as principais formas de aprender a Torá para que se saiba o que é proibido. e o que é permitido. Depois de crescer na Torá, deve-se revisar o Tanach, Mishná e Gemara, mas focar na análise da Torá. Alguns dizem que ao aprender o Talmud Bavli a pessoa cumpre o aprendizado de cada área da Torá porque o Bavli inclui tudo, no entanto, certamente ainda se deve conhecer Tanach e Mishna. Alguns dizem que se deve dedicar mais tempo à Mishná do que ao Tanach e mais tempo à Gemara do que à Mishná, cada um de acordo com sua dificuldade. [13]Rav Yisrael Salanter sustenta que hoje em dia, após o selamento do Talmud, sendo que não podemos aprender o Tanach como Chazal fez, devemos definir os termos "Mikra", "Mishna" e "Gemara" de forma diferente. "Mikra" hoje significa aprender Talmud Bavli e Yerushalmi. "Mishna" hoje significa aprender Tosfot e os Seforim dos Grandes Poskim-Rishonim e Achronim. "Gemara" hoje significa Iyun adequado em tudo o que você aprende e ser capaz de pasken Halachá de seu aprendizado. [14]
  2. Muitas autoridades enfatizam que é absolutamente crucial aprender Halacha para que se saiba o que se deve fazer, assim como o mussar que subjuga o Yetzer Hara. Alguns dizem que estes estão incluídos nas três categorias acima. [15] Veja mais na próxima seção sobre Halacha e Mussar.
  3. Com base nesse conceito, existe a prática de recitar uma porção da Torá, Mishná e Gemara após Birchot HaTorá antes de Pesukei DeZimrah. [16]
  4. Alguns têm a prática correta de aprender Chok LeYisrael, que é um regimento de aprendizado diário estabelecido pelo Arizal que inclui pesukim da Torá, Nevuim, Ketuvim, Mishnayot, Gemara, Zohar, Halacha e Mussar. [17]
  5. Rav Shlomo Wolbe sentiu que há quatro áreas básicas além do currículo regular da Gemara da yeshiva que o aluno da yeshiva deve dominar. uma. Shulchan Aruch Orach Chaim com a Mishnah Berurah b. Chumash com os comentários de Rashi e Ramban c. Pirkei Avos com o comentário de Rabbenu Yonah d. Mesillat Yesharim. [18]
  6. A ordem para um pai ou professor ensinar Torá às crianças é discutida aqui: Halachos para Educadores#Currículo de Torá para Ensinar Crianças .

Halacha and Mussar

  1. É muito importante aprender Mussar diariamente porque quanto maior for, maior será o Yetzer hara. [19] A Torá foi criada como um antídoto para o Yetzer Hara. [20] Mesmo que aprender Mussar afaste o aprendizado de outras porções da Torá como Gemara, é importante estudar Mussar. [21]
  2. Alguém que tem apenas 2 ou 3 horas para aprender diariamente deve aprender Halacha de Shulchan Aruch e comentários ou de Poskim contemporâneo, para que seja conhecedor de leis práticas e não venha a cometer um pecado sem saber. Isso é mais preferível do que aprender Daf Yomi, ou Gemara e Rishonim, dos quais não se pode derivar halacha prática. [22]

Aprendendo Cabalá

  1. É proibido alguém aprender Cabalá, a menos que tenha aprendido seriamente toda a Gemara e Poskim, e seja um Talmud Chacham arraigado com Yirat Shamayim. Deve-se protestar se alguém está ensinando Cabala ao público, especialmente se o próprio professor não for adequado para aprendê-la. [23]

Aprendendo dia e noite

  1. Deve-se estabelecer um horário fixo para aprender depois de rezar . Deve-se ter certeza de que esse horário é fixo e não perdê-lo, mesmo que se pense que pode ganhar muito dinheiro ao perdê-lo. Se alguém tem uma grande necessidade para a qual precisa partir, deve-se aprender pelo menos um pasuk ou um halacha. Depois de terminar o que quer que seja urgente, deve-se completar a quantidade padrão diária. [24]
  2. É importante aprender à noite e não desperdiçar tudo com dormir, comer e falar porque a pessoa realiza a maior parte de seu aprendizado à noite [25] , esse aprendizado não é facilmente esquecido e é considerado como o Avoda do Korbanot . A alegria da Torá é sentida especificamente para aprender à noite e Hashem concede um Chesed especial para quem aprende à noite. [26] .
  3. Existe uma prática especial para "juntar o dia e a noite" com o aprendizado ou reza aprendendo durante o pôr do sol e o nascer do sol. [27]
  4. Se alguém tem uma certa programação diária de aprendizado e ainda não a completou, deve terminá-la à noite. No entanto, de preferência, deve-se estipular não aceitar a programação diária como neder, mas sim obrigá-la em caso de falta de um dia. [28]

Aprendendo Tanach à noite

  1. De acordo com a Cabala, é preferível não aprender o Tanach à noite. [29] No entanto, alguns argumentam que alguém pode ser tolerante. [30] No entanto, uma vez que não é proibido, mas apenas preferível, se não aprender o Tanach causará Bitul Torá (Chas VeShalom), pode-se aprender o Tanach. [31]
  2. É permitido ler Tehilim à noite se for lido como uma oração pelos enfermos ou por outra causa. [32]
  3. É permitido ler o Tanach na noite de sexta-feira ou na noite de Yom Tov . [33]
  4. É permitido aprender Tanach junto com Rashi à noite. [34]

Mulheres aprendendo Torá

  1. As mulheres estão isentas de aprender a Torá. [35] No entanto, as mulheres podem aprender a torá e serão recompensadas por suas ações. No entanto, as mulheres são obrigadas a aprender as leis das mitsvot que se aplicam a elas. [36]

Não judeus aprendendo a Torá

  1. Em geral, é proibido aos não-judeus aprender a Torá [37] e aos judeus ensinar a Torá aos não-judeus [38] , mas os poskim estabeleceram várias exceções, como segue:
    1. Alguns poskim sustentam que esta proibição se aplica apenas aos não-judeus que negam a divindade da Torá. [39]
    2. Uma vez que os não-judeus são ordenados na sheva Mitzvot Bnei Noach , alguns poskim sustentam que é apropriado ensinar-lhes as seções da Torá que pertencem a essas mitsvot. [37]
    3. Alguns poskim permitem ensinar quaisquer seções do Tanach a não-judeus, mas proíbem ensinar a lei oral a não-judeus. [40]
    4. Se o não-judeu deseja aprender Torá em profundidade para aprender sobre o Judaísmo e a Torá devido ao interesse intelectual, então alguns poskim permitem ensinar Torá a não-judeus. [41]
  2. De acordo com muitas opiniões, é permitido ensinar a Torá aos não-judeus de uma forma superficial apenas para explicá-los a Torá sem as razões ou as profundezas da Torá. Além disso, é permitido dar uma decisão para um não-judeu agir de uma certa maneira sem explicar o motivo. [42]

Ensinando a Torá

  1. Todos os que são obrigados a aprender a Torá também são obrigados a ensinar a Torá. [43]
  2. Especificamente, um pai é obrigado a ensinar Torá a seu filho. [44] A obrigação começa quando o filho começa a falar, ele deve ser ensinado "Torah Tziva Lanu Moshe ..", bem como o primeiro pasuk de Kriat Shema. [45]
  3. Um pai é obrigado a fornecer uma educação de Torá para seu filho, mesmo que isso exija que ele pague por um professor ou escola particular. [46]
  4. Um homem é até mesmo obrigado a ensinar Torá a seu neto [47] e pagar por sua mensalidade para aprender Torá. [48] ​​Alguns dizem que isso é verdade apenas para o filho do filho de alguém e não para a filha do filho. [49]
  5. As crianças estão isentas de aprender a Torá . [50]

Aprendendo em voz alta

  1. Deve-se certificar-se de aprender a Torá em voz alta. Se alguém aprender em voz alta, será abençoado por se lembrar de seu aprendizado. [51]
  2. Bruria, a esposa do Rebe Meir, estava passando por um aluno que estudava silenciosamente sem verbalizar o que estava aprendendo. Ela o repreendeu e disse que sua maneira de estudar estava incorreta porque o versículo afirma: “A vida vem para aquele que vem sobre eles”, o que deve ser entendido como “a vida vem para aquele que articula suas palavras com a boca. ” [52]
  3. Quando alguém aprende, deve aprender em voz alta, mas é considerado Talmud Torá, mesmo que a pessoa apenas pense nisso e nem mesmo enuncie as palavras. [53] Alguns poskim sustentam que, para Mikra, se alguém não enuncia as palavras, não é considerado aprendizado. [54]

Aprendendo com um Chevrusa

  1. Embora seja preferível e vantajoso aprender com um Chevruta (parceiro) ou em um Chabura (grupo), aquele que aprende sozinho cumpre a Mitzvah Deoritta do Talmud Torá. [55]

Interrompendo o aprendizado da Torá

  1. Com relação ao que fazer quando o aprendizado da Torá entra em conflito com outras mitsvot, consulte Quais_Mitzvot_take_precedence?#Learning_Torah_and_Other_Mitzvot .
  2. Não se deve interromper o aprendizado da Torá para responder a Baruch Hu Ubaruch Shemo. [56]
  3. Deve-se interromper o aprendizado para dizer a bracha no relâmpago e no trovão? Consulte Bracha_For_Seeing_Natural_Wonders#Lightning_and_Thunder .

Pré-requisitos para aprender a Torá

  1. Não se deve aprender Torá se precisar ir ao banheiro. [57] Alguns dizem que é permitido se a pessoa conseguir segurá-lo por 72 minutos [58] e outros dizem que é proibido. [59]

Aprendendo na frente de Ervah

  1. É proibido aprender Torá em um local onde haja ervah exposta. Um tefach de uma mulher que geralmente é coberto é considerado ervah. [60]
  2. O cabelo das mulheres casadas é considerado ervah. [61]
  3. Não se deve aprender torá onde há uma mulher cantando, incluindo sua esposa. [62]
  4. De acordo com os sefarditas, é permitido aprender a Torá na frente da ervah se a pessoa fechar os olhos. De acordo com Ashkenazim, não se pode aprender na frente de ervah, a menos que se vire o corpo e não o veja. [63]
  5. É permitido pensar a Torá antes da ervah. [64]

Aprendendo em um lugar impuro

  1. É proibido aprender a Torá na frente das fezes. No entanto, se as fezes estiverem cobertas mesmo por vidro ou algo transparente, é permitido aprender. [65]
  2. Se houver fezes diante dele em estado de movimento, é proibido aprender a Torá. [66]
  3. Se alguém não se limpou adequadamente e há fezes em seu corpo perto de sua área privada, ele pode não aprender a Torá, mesmo que esteja coberto, [67]
  4. É permitido aprender em uma casa e não se preocupar se há fezes nela. [68]
  5. Nos dias de Chazal, uma área onde havia crianças era considerada suspeita de ser impura e seria proibida de aprender, a menos que fosse verificada. [69] Hoje, mesmo que haja crianças em casa, a casa é considerada limpa de fezes. [70]

Pegar Dinheiro para Aprender e Ensinar Torá

Aprendendo Torá

  1. A mishna em Mesekhes Avos afirma que não se deve obter benefícios de seu aprendizado de Torá. [71] O Rambam Avos 4:5 e em Hilchos Talmud Torah perek 3. explica que é uma profanação do nome de D'us, e por extensão Sua Torá, fazer do aprendizado da Torá uma profissão lucrativa. [72]
  2. Muitos gedolei Yisrael ao longo das gerações discordaram do Rambam. [73] Além disso, alguns poskim limitam o escopo do psak do Rambam e concluem que mesmo ele concordaria que é permissível receber dinheiro para o aprendizado da Torá se o aprendizado fosse impossível de outra forma. [74]
  3. Nós afirmamos que, embora seja louvável para um erudito de Torá se sustentar com seus próprios ganhos, é permitido que ele aceite doações para facilitar seu aprendizado. [75]

Ensinando a Torá

  1. Há também uma proibição de cobrar dinheiro para ensinar a Torá. [76]
  2. No entanto, existem vários heteirim para aqueles que ensinam a Torá a cobrar dinheiro. Por exemplo, o pagamento certamente pode ser aceito para qualquer cargo de ensino que inclua disciplinar crianças ou instruir assuntos não pertencentes à Torá. [77]
  3. Além disso, se não houver outra maneira de um professor fazer uma parnassá, é permitido aceitar salários pela instrução da Torá. Mesmo que o professor possa ganhar a vida sem esses salários, ele pode cobrar dinheiro por sechar batalah (pagamento pela quantia de dinheiro que ele poderia ter ganho se não estivesse ensinando). [78]