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Chinuch
Chinuch

Chinuch


Chinuch (hebraico: חינוך, trad. educação ) é a obrigação de todo pai de educar seus filhos sobre como cumprir as mitsvot. [1] Esta mitsvá se aplica mesmo antes de seus filhos atingirem a idade de Bar Mitzvah / Bat Mitzvah . A idade em que esta obrigação começa varia de acordo com a Mitzvah. Abaixo estão os detalhes desta Mitzvah

Orayta ou Rabanan?

A Mitzvah de Chinuch - ensinar Torá aos nossos filhos - é claramente uma Mitzvah D'Orayta, conforme declarado explicitamente: V'shinantam L'vanecha. [2] No entanto, a mitsvá de chinuch - instruir as crianças a começarem a cumprir mitsvot antes de atingirem a idade de mitsvot - é uma mitsvá D'Orayata ou D'Rabanan?

  1. Rav Schneur Zalman de Liadi diz que é claramente uma mitsvá D'rabanan porque nunca é mencionado na Torá. [3]
  2. No entanto, Rav Meir Simchah de Dvinsk discorda, citando Bereshit "Pois eu o conheço, a fim de que ele possa comandar seus filhos e sua família depois dele" [4] que ele interpreta como significando que Avraham foi ordenado a ensinar sua família e crianças para cumprir as mitsvot. Esta, no entanto, é uma mitsvá geral para ensinar as crianças a apreciar mitsvot. A mitsvá de ensinar uma criança a cumprir cada mitsvá individual é D'Rabanan. [5]
  3. De acordo com Rav Soloveitchik, embora ensinar as mitsvot às crianças seja D'Rabanan, a mitsvá de Chinuch segue o modelo do mandamento bíblico de Sippur Yitziat Mitzrayim. Este mandamento de recontar a história de nossos ancestrais é estendido e, embora haja um mandamento especial para contar a história do Egito, devemos recontar toda a Torá e Mitzvot para nossos filhos usando todos os métodos educacionais que seguimos em Sippur Yitziat Mitzrayim. [6]

Em que idade?

  1. A idade geral de quando se começa a cumprir mitsvot, é quando os pais acham que esta criança está madura o suficiente para cumprir toda a mitsvot, mesmo com suas partes mais complicadas. [7]
  2. A idade do chinuch depende da inteligência individual da criança. Normalmente, a idade em que uma criança é inteligente o suficiente para as mitsvot é de 5 ou 6 anos de idade. [8]
    1. Para o Shabat, alguns dizem que a idade de chinuch começa aos 4 ou 5 anos. [9]
  3. Existem algumas mitsvot em que os pais começam a treinar seus filhos antes mesmo dos cinco anos de idade. Mas algumas mitsvot podem ser mais complicadas e os pais devem esperar até que os filhos fiquem mais velhos para treiná-los. [10]
  4. Uma criança pode cometer vários erros antes de começar a executar a mitsvá corretamente. Mas se alguém cometer um erro ao tentar executar a mitsvá, os pais não devem ficar frustrados com seus filhos e, em vez disso, devem incentivá-los a tentar novamente. [11]

Quem é obrigado em Chinuch?

  • Há um machloket nos comentários sobre se a mitsvá de chinuch é para os pais ou para os filhos.
  1. O livro de Mishlei diz que se deve ensinar seu filho de uma maneira que ficará com ele para sempre: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, mesmo quando for velho, não se desviará dele”. Rashi comenta sobre este pasuk dizendo que, dependendo do que você lhe ensinar, essas lições o afetarão pelo resto de sua vida. Isso significa que os pais têm a responsabilidade de ensinar lições de vida aos filhos. Essa crença sugere que chinuch é uma mitsvá para o pai, porque é ele quem terá a capacidade de afetar o futuro de seu filho. [12]
  2. Alguns rishonim sustentam que o filho não é obrigado em mitzvot de forma alguma e é apenas o pai que é obrigado a treinar seu filho em mitzvot. [13] No entanto, outros sustentam que a própria criança é rabínicamente obrigada em mitsvot. [14]
  3. Enquanto a maioria dos Poskim sustenta que Chinuch só se aplica ao pai, alguns dizem que também se aplica à mãe. [15]

Quão Completamente Deve Ser Cumprida a Mitzvah?

  • A obrigação de chinuch é que um pai treine seu filho para cumprir as mitsvot, antes que ele seja solicitado. A questão que surge é: um pai pode cumprir sua obrigação treinando seus filhos para aprender os fundamentos da mitsvá ou deve um pai ensinar seu filho a cumprir as mitsvot perfeitamente. Existem muitos pontos de vista diferentes sobre como um pai deve abordar essa questão.
  1. Alguns exemplos de casos de chinuch são com um lulav e com tzitzit. Embora a obrigação de chinuch só seja cumprida se você der a seu filho um lulav perfeitamente kosher e um par de tsitsit, você não precisa dar lulav hadar a seu filho. Além disso, você também não precisa ensinar seu filho a ter kavanah enquanto cumpre a mitsvá. A partir disso, podemos inferir que, embora seja importante ensinar seu filho a não cumprir a mitsvá de maneira não kosher, também não é necessário deixar seu filho totalmente encantado em todos os aspectos da mitsvá. [16]
  2. Há uma disputa sobre se um pai cumpre sua obrigação ao deixar seu filho usar um lulav emprestado para sucot. [17] Esta questão gira em torno de se a natureza da obrigação de chinuch era treinar a criança para cumprir mitsvot quando ela crescesse, caso em que seria suficiente ou os rabinos impuseram uma obrigação sobre a criança de cumprir mitsvot antes que ele torna-se biblicamente obrigatório. [18]

Até quando?

  1. Embora o propósito principal de Chinuch seja treinar as crianças quando são jovens para que continuem a cumprir as mitsvot durante a idade adulta, a obrigação dos pais não termina quando uma criança atinge o bar ou bat mitzvah. Um pai deve certificar-se de que a criança continua a aderir a todas as leis bíblicas ou rabínicas, mesmo após a maturidade. [19]

Mitzvot diário

Oração

  1. Uma vez que a criança saiba falar, ela deve ser ensinada a dizer o primeiro pasuk de Shema. [20]
  2. Uma criança de 6 ou 7 anos deve ser ensinada a dizer o brachot de Kriyat Shema , Shema, [21] e Shmoneh Esrei . [22]
    1. Se uma criança não pode rezar a oração inteira, a ordem ou prioridade é Shemoneh Esrei, Kriyat Shema, Birchot Hashachar e depois P'seukei D'zimra. [23]
    2. Uma criança pode comer antes de Shmoneh Esrei pela manhã. [24]
  3. Deve-se ensinar as crianças pequenas a responder amém porque uma vez que uma criança responda amém , ela tem um lugar no Olam Haba. [25]
  4. Há um chinuch para uma criança rezar em um minyan, mas rezar em um grupo de dez crianças não é considerado um minyan, mesmo para chinuch. [26]
  5. Uma criança não deve servir como Chazan para um minyan, especialmente para Shacharit e Mincha. [27] Aqueles que permitem que uma criança lidere a congregação para Arvit podem ter em quem confiar, [28] mas idealmente não se deve fazê-lo. [29]
  6. Em relação às crianças realizando Birkat Cohanim, veja Birkat Cohanim .

Berachot

  1. As crianças devem ser ensinadas a dizer berachot antes das refeições aos 5 anos de idade, ou quando as crianças forem capazes de dizê-lo corretamente. No entanto, muitas pessoas têm costumes diferentes para começar a ter filhos berachot mais cedo. [30]
  2. Alguns dizem que crianças a partir dos 6 anos devem dizer Birkat Hamazon. [31] Alguns dizem que uma criança incapaz de recitar o texto normal do Birkat Hamazon deve recitar uma versão abreviada. [32] Outros dizem que ele deve ser ensinado a dizer o máximo que puder. [33]
  3. A fim de ensinar às crianças que berachot elas devem dizer e como devem dizê-las, qualquer um [34] pode mostrar/ensinar as crianças dizendo o berachot completo para a criança, mesmo quando a criança não tem que fazer aquela bracha no momento. [35] Alguns dizem que, quando possível, o adulto deve apenas começar a pronunciar o nome de Deus e fazer com que a criança pronuncie o nome inteiro. [36]
  4. Um pai pode responder “amém” a berachot que são ditos por uma criança no momento apropriado, mas não quando é apenas para praticar. [37]
    1. Alguns limitam isso a responder "amém" a uma criança que atingiu a idade de chinuch, [38] mas outros permitem responder "amém" mesmo a uma criança antes da idade de chinuch. O costume é responder até às crianças mais novas. [39]
  5. Crianças com mais de cinco ou seis anos, ou qualquer idade que o costume aceito diga, e se levantem no meio da noite, não devem comer, a menos que digam o berachot adequado de antemão. [40]
  6. Embora haja uma proibição de dizer o Nome de D'us (Ado-nai) quando não é garantido, a proibição é dispensada quando usada no processo de Chinuch. Portanto, é permitido (ou melhor, obrigatório) dizer o Bracha completo , com Shem e Malchut, a fim de ensinar uma criança como e quando dizer o que Brachot . [41]
  7. Com relação ao Birkat HaGomel, consulte a página do Birkat HaGomel .

Talit Katan

  1. Deve-se comprar um talit katan para uma criança que atingiu a idade de chinuch. [42]
  2. Há uma variedade de opiniões para a idade de chinuch para talit katan
    1. Alguns dizem que a idade de três. [43]
    2. Alguns dizem que são seis ou sete. [44]
    3. Outros dizem que são nove. [45]
  3. Em relação ao tamanho, é adequado dar à criança uma camisa que cubra a cabeça e a maior parte do corpo, respeitando o tamanho real de cada criança. [46] Se for grande o suficiente, a criança deve ser ensinada a dizer a beracha. Caso contrário, ele pode usá-lo sem beracha. [47]

tefilin

  1. Uma criança que pode ter o cuidado de manter seu corpo limpo e respeitar a santidade do Tefilin , deve ser ensinada a colocar Tefilin antes de seu 13º aniversário. [48] ​​Os poskim diferem na quantidade exata de tempo [49] , mas o Minhag comum para ashkenazim é que um menino com menos de 13 anos usa Tefilin apenas 2 ou 3 meses antes de seu Bar Mitzvah . [50] Os sefaradim geralmente começam um ou dois anos antes do Bar Mitzva. [51]

Lavando as mãos

Lavar para Pão

  1. As crianças que não atingiram a idade de bar ou bat mitzvah são, no entanto, obrigadas a lavar as mãos antes de comer pão. Mesmo que lavar as mãos seja uma mitsvá derabanan, é uma mitsvá de chinuch ensinar mitsvot às crianças que são derabanan. [52]
  2. Uma opinião é que mesmo quando a criança está sendo alimentada com colher porque ainda não tem as habilidades motoras para se alimentar sozinha, ela ainda é obrigada a se lavar para comer pão quando come mais do que um Kezayit. [53]
  3. Harav Adir Cohen diz que quando a criança pode dizer a bracha, ela deve lavar as mãos antes de comer o pão. Como em muitas salas de jardim de infância e berçário há pôsteres da bracha na parede, eles já a memorizaram quando eram pequenos. Portanto, eles devem ser capazes de lavar até então. [54]

Lavando de manhã

  1. As crianças que atingiram a idade de chinuch devem ser treinadas para lavar as mãos ao se levantar pela manhã e não devem tocar na comida antes de lavar as mãos. [55] Alguns dizem que os pais devem tentar lavar as mãos de seus filhos, independentemente de sua idade. [56]
  2. As crianças que atingiram a idade de chinuch devem ser treinadas para lavar as mãos depois de ir ao banheiro [57] ou tocar em partes do corpo geralmente cobertas. [58]

Levar as crianças à sinagoga

Há muita controvérsia sobre a questão de levar seus filhos à sinagoga. É uma coisa positiva que será positiva para o futuro deles ou será uma distração para os outros e uma visão negativa da sinagoga para a criança?

  1. Alguns dizem que trazer crianças para a sinagoga antes que estejam prontas infunde-lhes espiritualidade, assim como um bris milah é dado a uma criança antes da idade de chinuch porque infunde espiritualidade nela. [59]
  2. A gemara escreve que a razão pela qual as crianças também deveriam se reunir em hakhel era "trazer recompensa para aqueles que as trouxeram". Tosafot comenta que esta é a fonte para levar as crianças à sinagoga. [60]
  3. O Shla hakadosh foi frustrado por pessoas que trouxeram crianças para a sinagoga que ainda não tinham idade suficiente para estar na sinagoga sem causar interrupções e incomodar a sinagoga. Isso deixará uma impressão na criança e ela sentirá aversão à sinagoga como um adulto por causa disso. [61]
  4. O Mishna Berura escreve que não se deve rezar com uma criança pequena na frente dele, pois a criança provavelmente o distrairá. [62]
  5. O Shulchan Aruch escreve que as crianças devem ouvir a meguilá sendo lida em Purim. O Mishna Berura escreve que isso só se aplica a crianças que atingiram a idade de chinuch. O Chafetz Chaim lamenta a infeliz realidade de que muitos pais trazem seus filhos mais novos que perturbam todos os outros. [63]
  6. Não se deve beijar uma criança pequena na sinagoga. [64] Alguns limitam isso ao tempo de oração. [65] Outros não aceitam esta distinção. [66]

Um Kohen se tornando Tamei

  1. Hacham Ovadia Yosef diz que a esposa de um kohen que está grávida enquanto sabe que é um homem pode ir a cemitérios durante a gravidez porque o feto é considerado parte da mãe. [67] Rav Elyashiv diz que a esposa de um kohen que está dando à luz a um homem precisa se certificar de que o hospital seja um lugar onde a criança não se tornará tamei depois de nascer. [68]
  2. Um kohen nunca deve se tornar Tamei, então, como um bebê, é responsabilidade dos pais evitar que o bebê fique perto de cadáveres. [69]
  3. Uma vez que o Kohen tenha idade e maturidade suficientes para aprender a obrigação de não se tornar tamei, a responsabilidade de impedir que a criança se torne Tamei recai sobre os pais e sobre a criança [70]

Shabat

Kidush e Havdalá

  1. Quando uma criança é capaz de entender quando é Shabat, ela deve ouvir kidush e havdalah. Entender que é Shabat não significa que ele ou ela apenas diz bom shabat e isso é tudo; em vez disso, uma criança deve entender que é o 7º dia e é o dia de descanso e não um dia para trabalhar. [71]
  2. Quando uma criança atinge essa idade, os pais devem se certificar de chamar a criança para a mesa para ouvir o kidush. [72] No entanto, ao contrário dos adultos, as crianças podem comer antes do kidush ser recitado. [73]
  3. Se uma criança for dormir antes de ouvir Havdallah ou Kiddush na noite de sexta-feira e já tiver passado da hora normal de dormir, alguns dizem que não é necessário acordá-la para o Kiddush/Havdalah. [74] Outros dizem que na noite de sexta-feira, a criança pode dizer Kiddush antes de dormir após plag haMincha . [75] Outros sugerem que se a criança não disse kiddush na noite de sexta-feira ou havdallah, ela deve dizer o texto da noite de sexta-feira para o kidush e havdallah da manhã do Shabat quando acordar no domingo de manhã. [76]

Kavod Shabat

  1. As crianças que atingiram a idade de chinuch devem ser ensinadas a ajudar na preparação para o shabbat. [77]
  2. As crianças que atingiram a idade de chinuch devem receber roupas especiais para o shabat. [78]
  3. A obrigação de acender velas antes do shabat pode ser cumprida por um membro da casa que acende. No entanto, alguns têm o costume de que as jovens acendam suas próprias velas. [79]

Melachá no Shabat

  1. No Shabat, um pai não pode dizer a uma criança para fazer melacha. [80] Esta é uma proibição bíblica. [81]
  2. De acordo com uma opinião, você pode fazer uma criança fazer melacha para você se for apenas um issur derabanan . [83]
  3. Mesmo que não se possa pedir a uma criança para fazer melacha, se uma criança pequena estiver brincando com um brinquedo que faz barulho no shabbat, você não precisa dizer à criança para parar se ela for muito jovem para entender as leis do shabbat . ]
  4. Mas, se uma criança tem idade suficiente para entender quais ações são proibidas e quais são permitidas no Shabat, então você deve impedi-la de fazer melacha baseada em Chinuch. [85] Mesmo que ele não entenda a essência positiva do Shabat, contanto que ele possa entender que certas coisas são proibidas para os judeus, eles devem ser treinados para não fazê-lo. [86] Alguns dizem que isso começa a partir dos 2 ou 3 anos, alguns dizem 3 ou 4, e alguns dizem 4 ou 5. [87]

Feriados

O Seder

  1. A idade em que uma criança deve ser mantida durante todo o seder de Pesach é quando ela pode entender completamente a mitsvá e a história do Egito. É claro que isso varia dependendo de como a criança amadurece, mas para a maioria é entre 5 e 7 anos. [88]
  2. Uma criança deve beber os quatro copos quando puder entender, mesmo que um pouco, a história do Egito; ele não precisa, no entanto, beber a mesma quantidade que um adulto, mas sim uma bochecha cheia do tamanho de uma criança [89]

Lulav

  1. As crianças são chayav para cumprir a mitsvá de lulav quando são capazes de sacudir o lulav [90]
  2. O Turei Zahav diz que um pai deve comprar seu próprio conjunto de lulav para seu filho se ele puder fazê-lo e se o pai tiver os meios financeiros para fazê-lo.
  3. se você vai comprar um lulav para seu filho, é preferível, se eles vão fazer uma bracha nele, que seja kosher. [91]
  4. Embora o lulav deva ser kosher, de acordo com alguns, no primeiro dia de Sucot uma criança não precisa possuir seu lulav como os adultos. De acordo com outros, uma criança também deve usar um lulav que possui. Portanto, a criança deve usar o lulav depois que todos os adultos tiverem usado o lulav, porque uma criança pode adquirir um lulav de um adulto, mas não pode transferi-lo de volta para a propriedade do adulto. [92]
  5. A criança não é capaz de devolver o lulav porque é incapaz de entender as práticas de negócios o suficiente para devolver o lulav. [93]
  6. Você pode fazer com que seu filho use o conjunto não kosher de lulav, mas você não cumpre a mitsvá de chinuch. [94]

Jejum

  1. Há uma minhag para um menino jejuar 3 jejuns antes de seu Bar Mitzvah. [95]

Estudo de Torá

  1. O estudo da Torá de crianças puras é muito precioso diante de Hashem e fornece proteção espiritual para o mundo inteiro. [96]

Atitude Chinchuch

  1. Uma vida dedicada a Hashem é a mais prazerosa e satisfatória. Portanto, o estágio Chinuch deve ser agradável e alegre para as crianças. A atitude e abordagem adequadas para as crianças aprenderem é através de "Darchei No'am" (maneiras agradáveis). [97]
  2. Um pai e/ou professor geralmente deve ter cuidado para não ser excessivamente enérgico. Existem vários casos em que personalidades talmúdicas elogiaram seu comportamento de não serem "makpid" (rígidos) em sua casa em relação a suas esposas e filhos, embora vivessem uma vida cheia de mitsvot [98]
  3. Todos os gedolim concordaram que é proibido bater em crianças em nome de chinuch. [99]

Alimentando uma Criança Algo Proibido

  1. É proibido alimentar uma criança com algo que é proibido, seja pela Torá ou pelos rabinos. [100]
  2. É permitido alimentar um bebê com leite uma hora depois de terminar de comer carne, embora o minhag seja não ingerir leite após a carne por várias horas. [101]
  3. Muitos poskim são tolerantes até mesmo para Ashkenazim para alimentar uma criança que precisa comer kitniyot em Pessach por motivos de saúde, já que é apenas uma minhag. [102]
  4. É permitido colocar uma fralda em um bebê no Shabat que tenha uma faixa colorida que muda de cor quando o bebê vai ao banheiro. [103]
  5. É permitido alimentar seu filho com um biscoito com letras no Shabat. [104]
  6. Em teoria, alguns permitem permitir que uma criança faça algo que, de outra forma, seria uma violação de uma proibição para cumprir uma mitsvá. Alguns dizem que isso só é permitido se a única maneira de cumprir a mitsvá envolver a violação de uma proibição. Outros qualificam essa ideia limitando-a a proibições que estão implícitas em uma mitsvá positiva e não uma mitsvá definitiva. [105]