O que é um micvê ?

Um micvê é uma piscina de água natural usada para limpeza ritual no judaísmo. Os micvês históricos eram frequentemente córregos subterrâneos, poços ou cisternas de chuva especialmente criadas. Nos tempos modernos, o micvê geralmente consiste em várias piscinas, com a água da chuva tocando as piscinas de água da torneira, conferindo-lhes também seu status natural. Isso permite um micvê limpo, agradável (e quente!) .

Nas últimas décadas, os micvês tornaram-se cada vez mais bonitos, oferecendo uma experiência serena e agradável. Além da piscina real do micvê, muitas vezes há chuveiros, banhos e tudo mais que uma pessoa possa precisar para se preparar para o micvê .

Quem usa um micvê?

Nos tempos do Templo , o uso do micvê era necessário antes que qualquer pessoa que tivesse contraído impureza ritual pudesse entrar no Templo Sagrado em Jerusalém ou comer alimentos sagrados. Embora não tenhamos mais um Templo ou alimentos sagrados e sejamos incapazes de nos livrar completamente de certas formas de impureza (leia: Por que a impureza não é observada? ), o micvê ainda tem quatro usos básicos hoje:

A. Um convertido que se une à nação judaica mergulha no micvê como parte do processo de se tornar judeu (leia: Como se converter ao judaísmo ).

B. Utensílios comprados de não-judeus para serem usados ​​com alimentos devem ser imersos em um micvê , geralmente um micvê especialmente dimensionado , de fácil acesso ao público (leia-se: Imersão de Navios ).

C. Existe um antigo costume de mergulhar em um micvê antes de Yom Kippur . Alguns homens têm o costume de mergulhar antes dos feriados, antes do Shabat ou mesmo todas as manhãs. Eles fazem isso em um micvê especial para homens , que é mais parecido com uma casa de banho comunal e significativamente menos parecido com um spa do que as instalações reservadas para conversões e mulheres (leia: Por que os homens mergulham no micvê ).

D. O uso mais importante de micvê é para niddah . Um casal judeu deixa de ter contato físico sempre que a esposa está menstruada (e outros casos em que o sangue é expelido). Depois que o sangramento pára, ela conta sete dias, mergulha em um micvê , e então ela e seu marido podem ficar juntos novamente. Os detalhes de como cumprir esta mitsvá podem ser assustadores para os não iniciados, mas são fundamentais para a vida judaica. Observado corretamente, o niddah traz bênção, alegria e contentamento ao seu casamento. É melhor estar em contato com alguém que possa orientá-lo pessoalmente, como sua rebetsin Chabad local (leia: O que é Niddah? ).

Neste artigo, vamos nos concentrar neste terceiro uso do micvê .

Como faço para entrar em contato com um micvê?

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar um micvê ! Se esta é a primeira vez que você vai ao micvê em uma nova cidade, você pode descobrir onde fica o micvê mais próximo clicando aqui . Os micvês em cidades maiores geralmente têm horário em que estão abertos, enquanto os micvês em cidades menores geralmente estão abertos apenas com hora marcada. O micvê geralmente terá um site ou um número de telefone para o qual você pode ligar para ouvir uma gravação com as informações necessárias. Se o seu micvê estiver aberto apenas com hora marcada, você receberá o número de telefone privado do atendente do micvê que o encontrará no micvê. Os atendentes geralmente gostam de ser chamados com alguns dias de antecedência para marcar uma consulta, mas se por algum motivo você não ligou e já é o dia, não seja tímido. O atendente do micvê ficará feliz em ajudá-lo.

Custa Dinheiro?

Muitas vezes há uma taxa ou doação sugerida. Em alguns lugares, você pode pagar online, e outros mikvahs (menores) preferem que você traga um cheque ou dinheiro. Se pagar a taxa representa uma dificuldade para você, definitivamente discuta isso com o supervisor do micvê – enquanto os micvês precisam de dinheiro para funcionar, ninguém quer que uma mulher evite fazer esta mitsvá devido a dificuldades financeiras.

Todo mundo vai olhar para mim quando eu entrar no estacionamento?

Em geral, ir ao micvê é um assunto privado. A entrada geralmente não é óbvia, e você pode precisar de instruções prévias para encontrá-la. Muitos micvês têm um estacionamento discretamente localizado, mas bem iluminado, com câmeras de segurança que o atendente do micvê fica de olho de dentro. Todos que se reúnem no contexto de uma visita ao micvê – tanto os participantes quanto os visitantes do micvê – respeitam a privacidade um do outro e não conversam casualmente sobre o encontro no micvê com qualquer outra pessoa ou entre si quando se encontram novamente em outro contexto.

O que preciso fazer com antecedência?

Quando você mergulha no micvê , você precisa ter água cobrindo cada pedaço do seu corpo. Para conseguir isso, toma-se muito cuidado para ficar bem limpo antes do atendimento ao micvê , removendo tudo o que possa ficar entre a água e seu corpo. Esse processo de limpeza é conhecido como chafifah , “esfregando” e deve ser iniciado com antecedência.

Com o que eu trago?

Você provavelmente escolherá levar consigo uma sacola com algumas coisas — um pente, uma escova de dentes ou qualquer outra coisa que queira usar para limpar antes do micvê .

O que devo esperar quando chegar?

Quando você chegar ao micvê , você será avisado e conduzido à sua sala de preparação particular.

Os quartos geralmente parecem banheiros privativos espaçosos e bonitos. Alguns destes quartos têm banheiras e outros têm chuveiros. (O atendente do micvê perguntará qual você precisa.)

Na sala de preparação, você pode se preparar com calma. Você vai encontrar toalhas fornecidas, panos, xampu e sabonete. Alguns mikvahs incluem outras coisas que você pode precisar, como cortadores de unhas, pentes, cotonetes, removedor de esmalte e muito mais. Se, ao se preparar, você achar que está faltando algo de que precisa, é provável que a atendente tenha o que você precisa em um depósito e o traga para você, se você pedir.

Às vezes, você encontrará um roupão de banho com capuz para usar no quarto do micvê . Se não, você pode se enrolar em toalhas. Geralmente haverá chinelos descartáveis ​​para usar no caminho para a sala do micvê .

Quando seus preparativos estiverem completos e você tiver verificado bem seu corpo quanto a quaisquer obstruções, cabe a você chamar o atendente do micvê , que irá encontrá-lo em seu quarto e escoltá-lo até o quarto do micvê . Alguns micvês maiores têm campainhas ou interfones para esse propósito. Em micvês menores , a rotina pode ser apenas bater na sua porta ou gritar para ela que você está pronto.

Como você quer estar perfeitamente limpo antes de submergir no micvê , o atendente do micvê se oferecerá para verificar suas mãos e pés, e talvez seus ombros, para garantir que não haja cabelos soltos, pele seca ou qualquer outra coisa que possa bloquear as águas . Você pode decidir se quer que ela faça isso. A verificação é feita de forma modesta para não deixá-lo desconfortável.

Como o mergulho real acontece?

Quando você e a atendente do micvê determinarem que você está pronto para submergir no micvê , ela ficará atrás de você e o ajudará a tirar seu roupão ou toalha, segurando-o na frente dela para que você tenha privacidade enquanto desce os degraus. no micvê . Somente quando você disser a ela que está na água do micvê e pronto para submergir, ela olhará para você (você pode estar de frente para qualquer direção que desejar). Você pode então submergir e ela o observará para verificar se todo o seu corpo está debaixo d'água, incluindo o cabelo que pode flutuar.

Quando você subir depois de submergir adequadamente, ela gritará " kosher ". (Se sua submersão não foi completa por algum motivo, ela lhe dirá e você poderá fazê-lo novamente.)

A maioria dos atendentes de micvê são muito profissionais e gentis, como enfermeiras, mas se por algum motivo você se sentir desconfortável, você pode solicitar outro atendente de micvê na próxima vez que vier. Dependendo do tamanho da sua cidade, também pode haver mais de um micvê para escolher.

Há uma bênção para dizer?

Sim! O atendente lhe passará uma cobertura de cabeça para você usar enquanto recita a bênção, que pode ser afixada na parede. (Alguns micvês têm capas na sala do micvê , enquanto em outros você deve levar uma pequena toalha com você de sua sala de preparação para esse propósito.)

Mergulhe no micvê e, em seguida, cruze os braços sobre o peito e recite a bênção: "Baruch atah Ado-nai Elo-heinu melech haolam asher kidishanu b'mitvotav v'tzivanu al hatvilah." O atendente do micvê responderá “ amém ” à sua bênção. Você então submerge mais uma vez, com o atendente do micvê chamando " kosher " após cada submersão apropriada. (Algumas mulheres têm o costume de submergir mais vezes, então a senhora do micvê pode perguntar quantas vezes você deseja submergir.)

Enquanto submergindo no micvê e após a segunda submersão enquanto você ainda está na água do micvê , é um momento especial para você orar a D'us em seu coração ou em suas próprias palavras, pedindo bênçãos para você e seu marido como um casal, para sua família e para qualquer coisa que esteja perto de seu coração. Aproveite o tempo para terminar suas orações; é bom que o atendente do micvê espere.

Embora mergulhar no micvê seja uma experiência profundamente espiritual, você pode não sentir nada espiritual, e tudo bem.

Existe uma maneira especial de sair do micvê?

Quando você estiver pronto para sair da água, o atendente do micvê ficará novamente no topo dos degraus e levantará seu roupão ou toalha para você, para que sua privacidade seja mantida enquanto você sobe os degraus e sai da água. a água e ela não vê seu corpo.

Quando você chegar ao topo dos degraus, o atendente do micvê colocará seu roupão ou toalha sobre seus ombros. Então ela vai acompanhá-lo de volta à sua sala de preparação privada para que você possa se vestir e se preparar para sair.

Alguma dica para depois que eu deixar o micvê?

  • É apropriado não tomar banho depois de submergir no micvê.
  • Alguns micvês têm secadores de cabelo para uso pós- micvê , mas não todos.
  • Você pode ver uma lixeira onde você pode jogar suas toalhas usadas.
  • Lave as mãos derramando água sobre elas antes de sair do edifício do micvê . Muitas vezes há pias com copos de lavagem para esta finalidade na área pública do micvê .
  • Quando estiver pronto para sair, agradeça ao atendente do micvê , se possível, pague a taxa esperada (se você não pagou antecipadamente) e vá para casa.

    Certifique-se de dizer ao seu marido que você foi ao micvê , seja pelo telefone antes de conhecê-lo ou quando o encontrar pela primeira vez após sua visita ao micvê . A primeira noite após o comparecimento ao micvê é um momento especial para marido e mulher. Após a separação, eles estão novamente unidos como um casal. Certifique-se de limpar sua noite para que você possa ter tempo um para o outro e dar ao seu relacionamento a atenção que ele merece.