Indo para o Mikvê
- Uma mulher que era Tameh como um niddah ou zavah permanece Tameh para sempre, mesmo anos depois, até que ela vá para o Mikveh. [1]
- Se o marido estiver na cidade, é uma mitsvá para a mulher estar tovel na noite em que ela pode estar tovel e não atrasar para outra noite. [2]
- É proibido a uma mulher ir ao mikveh sete dias depois de ver sangue antes de contar seu shiva nekiyim. [3]
- Alguns dizem que uma mulher não deve ir ao mikveh se seu marido não estiver na cidade por medo de perigo. [4]
- Inicialmente, uma mulher deve ter kavana para tevilat niddah para se purificar. Após o fato, se ela caiu no mikveh e não teve intenção de tevilah, ela é pura. [5]
Noite de sexta-feira
- Se a noite de Tevilah da mulher for sexta à noite ou Motzei Shabat, ela certamente terá permissão para ir ao micvê naquela noite. No entanto, se uma mulher poderia ter ido ao micvê antes da noite de sexta-feira ou Motzei Shabat e não o fez intencionalmente sem um motivo real, alguns poskim sustentam que ela não pode ir ao micvê na noite de sexta-feira. Alguns são indulgentes, mesmo nesse caso, para deixá-la ir ao micvê na noite de sexta-feira. [6] No entanto, uma mulher não pode atrasar intencionalmente sua noite de tevilá para a noite de sexta-feira. [7]
- Se uma mulher não pôde ir ao micvê antes da noite de sexta-feira por algum motivo que a impossibilitou, ela certamente pode ir ao micvê na noite de sexta-feira. [8]
- Se uma mulher vai ao micvê na sexta-feira à noite, ela deve ter cuidado para não espremer o cabelo. [9] Alguns dizem que é permitido secar o cabelo colocando uma toalha no cabelo suavemente para que a água seja absorvida. [10]
- Uma mulher recita uma bracha ao ir ao micvê na noite de sexta-feira, como faria em qualquer outra noite. [11]
- Muitos defendem a prática de ir a um micvê na sexta-feira à noite, mesmo que esteja morno. [12] Os sefarditas devem tentar evitar ir a um micvê quente ou morno à noite e, em vez disso, ir durante Ben Hashemashot. [13]
- Uma mulher só pode ir ao micvê na sexta-feira à noite se o marido estiver na cidade. [14]
Tevilah de dia
- É proibido a uma mulher ir ao mikveh durante o dia, seja seu sétimo dia de Shiva Nekiyim ou mesmo o oitavo dia ou mais tarde. [15]
- Uma noiva no dia de seu casamento pode ir ao micvê durante o dia se a Chupá do casamento for à noite. [16] Em circunstâncias prementes, é permitido fazer a chupah durante o dia, desde que o yichud seja à noite. [17]
- Nos casos em que é impossível ir ao mikveh durante a noite, como por causa do perigo, uma mulher pode ir ao mikveh durante o dia no oitavo dia de seu Shiva Nekiyim, mas não no sétimo dia. [18]
- Após o fato, embora seja proibido, se uma mulher for ao micvê durante o dia do sétimo ou oitavo dia, é eficaz. Alguns dizem que não é eficaz se ela for no sétimo dia. [19] Mesmo nesse caso, ela não deve contar ao marido que foi ao micvê e, de qualquer forma, é proibido que eles fiquem juntos até a noite. [20]
Bracha em Tevilah
- De acordo com Ashkenazim, a bracha deve ser recitada depois que ela já está imersa, mas ainda está no mikveh. Ela deve se cobrir com um manto e então recitar a bracha. [21] De acordo com a estrita halacha, ela pode recitar a bracha enquanto estiver no mikveh. [22] É mais apropriado recitá-lo somente depois que ela sair da água, de modo que sua cabeça e coração estejam fora da água, mas a parte inferior do corpo esteja na água. Como alternativa, ela pode envolver os braços em volta do peito enquanto recita a bracha. [23] Há uma prática de imergir antes da bracha e novamente depois. [24]
- De acordo com os sefarditas, a bracha deve ser recitada enquanto ela está apenas vestindo um manto fora da sala onde está o mikveh e, em seguida, entrar imediatamente no mikveh sem falar ou fazer qualquer interrupção. [25]
- Uma mulher deve recitar um bracha após tevilah se ela estava impura por causa de um período regular ou uma mancha impura. No entanto, era apenas uma chumra, então ela não deveria recitar uma bracha. [26]
- Os poskim sefarditas afirmam que uma mulher não pode recitar uma bracha no mikveh ou na sala do mikveh se for um mikveh quente. Em vez disso, eles devem fazer a bracha fora da sala e, em seguida, entrar imediatamente e entrar no mikveh. No entanto, o minhag Ashkenazic é que eles recitam a bracha no mikveh depois de mergulhar, mesmo que esteja quente. [27]
- De acordo com aqueles que é proibido recitar a bracha na sala de micvê, é proibido recitar outras orações ali ou mesmo pensar a Torá ali. [28]
Chatzitzot (Interposições)
- Veja a página Chatzitza .
Requisitos do Mikvê
- O mikveh deve ter no mínimo 40 mares de água. Além disso, a mulher deve ser capaz de entrar completamente no mikveh de uma só vez e 40 seah não é suficiente, o mikveh precisa ter água suficiente para cobrir todo o corpo de uma vez. [29]
- Um micvê com lama no chão deve ser evitado se houver outro micvê disponível. [30] Se não houver outro mikveh disponível, uma mulher pode ir a esse mikveh, mas deve levantar os pés ao ser tovel. [31]
- A água deve ser enchida o suficiente para que, quando a mulher ficar de pé, a água atinja até três tefachim acima do umbigo. [32] Se isso for impossível, pode-se tovelar em um mikveh raso deitando-se no fundo do mikveh, no entanto, se outro mikveh estiver disponível, deve-se ir para lá. [33]
- Uma mulher não pode ser tovel em cima de um vaso. [34] Se o piso do mikveh é feito de ripas de madeira, há uma grande discussão se é kosher mikveh, mas muitos poskim defendem tal mikveh, já que era prática de muitas comunidades ter tal mikveh. [35]
- Uma mulher não deve andar no topo de um degrau da escada se tiver menos de 4 tefachim de largura, porque ela pode ter medo de escorregar e não conseguir andar bem. [36]
- Uma mulher não deve ser tovel em um lugar onde ela tem medo de que as pessoas a vejam porque ela tem medo de ser tovel adequadamente. Após o fato, se ela souber que tovelou corretamente, é eficaz. [37]
Depois do Mikvê
Tomar banho ou tomar banho
- Há uma minhag asquenazita para não tomar banho ou tomar banho depois de ir ao mikveh até a noite seguinte. [38] Se ela for meticulosa e não puder esperar um dia inteiro sem tomar banho depois do micvê, ele pode fazê-lo. [39]
Manter a privacidade
- Por uma questão de tzeniyut, uma mulher deve ter muito cuidado para que ninguém saiba que ela foi ao micvê. [40]
O que a mulher vê quando emerge
- Uma mulher deve certificar-se de que a primeira coisa que ela vê depois de sair do mikveh é algo tahor e não um não-judeu ou algo tameh. Se ela encontrasse algo manso primeiro, se ela fosse um yareh shamayim, ela repetiria sua tevilá. [41]
Dizendo ao marido que ela é pura
- Uma mulher que era conhecida por ser uma niddah, não pode estar com seu marido até que ela diga a ele que esteve no mikveh. [42] O debate poskim se ela realmente precisa dizer que é pura, ou se o comportamento dita que ela é pura, você pode confiar nisso. [43]
Nidá – O ciclo mensal da mulher
- Nidá!!! e Mikvá!![Qual significado?]
Nidá, niddah ou nidah ( do hebraico נידה removido , separado ) é a palavra que no judaísmo designa o status de uma mulher durante seu período menstrual e os sete dias subsequentes , até que a mulher mergulhe em uma mikvá,onde será considerada ritualmente purificada. Nidá designa a categoria de mandamentos e costumes geralmente chamados de pureza familiar (taharat hamishpacha) e também é um nome de um tratado do Talmud.
Segundo a interpretação de Rashi (Rabi Shlomo Yitzhaki, 1040 E.C.- 1105 E.C., foi um rabino da França, famoso como o autor dos primeiros comentários compreensivos sobre o Talmud, Torá e Tanach), Rivca (Rebeca) assumiu as características de Sarah em relação a três mitsvot fundamentais. Em primeiro lugar, quando acendiam as velas na sexta-feira à tarde em honra ao Shabat, as velas não se extinguiam no período normal de tempo, mas permaneciam milagrosamente acesas desde a tarde de sexta-feira até a tarde da sexta-feira seguinte. Em segundo lugar, a chalá que assava para o Shabat também se mantinha milagrosamente fresca durante toda a semana. Em terceiro lugar, devido a sua meticulosa observância de Taharat Hamishpachá (Leis de Pureza Familiar), a Divina Presença pairava sobre sua tenda na forma de uma nuvem especial.
O mandamento de Nidá tem origem na Torá: “E uma mulher, quando tiver o fluxo de sua carne de cor sangüínea, sete dias ficará separada (nidá) na sua impureza” “E se limpar-se de seu fluxo, contará para si sete dias e depois se purificará”
Uma moça assume o status de nidá desde quando começa a menstruar. Ao casar-se, quando tiver qualquer eliminação de sangue do seu útero , mesmo a mais minúscula, a mulher é considerada Temeah; isto é: ritualmente impura, e deve separar-se do contato do marido pelo período determinado. Segundo a Torá, uma mulher que dê à luz, também está na condição de nidá e deve separar-se do marido pelo período determinado de impureza.
Mikvá ou mikvé (em hebraico מִקְוָה) é o nome dado à imersão ritual em água utilizada no judaísmo. Geralmente é utilizado para purificação da mulher após a menstruação e o nascimento de um filho. A imersão no mikvé é também praticada pelos homens antes do Yom Kippur e, em algumas comunidades, assume-se como um ritual semanal antes do Shabbat.
Se não existir uma mikvá na casa do casal, é permitido que a mulher faça o banho num rio próximo e caso não haja um rio, pode ser feito em um lago ou oceano. Essa tradição para o casal judeu se estende a “Purificação da Família”, sem fazer a mikvá as relações sexuais não podem se realizar.
Em fim, para um Judeu é repugnante ter relações sexuais com uma mulher no seu período menstrual e é difícil eles acreditarem que existam pessoas que não dão respeito a esse fato fisiológico da mulher e não respeitem a natureza humana.
- Leis de intervir Substâncias – Uma mulher deve mergulhar o corpo inteiro de uma vez de tal maneira que mesmo um cabelo não fique fora da água. Nada encontrado sobre ela, impedindo que a água atinja seu corpo, que é de uma natureza que as pessoas gostam e insistem em retirar, é uma Hatsitsah, uma substância intervir, e ela não é permitida a imergir-se até que ela remove-se, após a imersão, se ela encontrar uma substância, e ela não tem certeza se é um Hatsitsah ou não, ela deve perguntar a um Rav. Uma mulher deve ter cuidado com as substâncias intervenientes mesmo nas partes ocultas de seu corpo como a boca, nariz, olhos e ouvidos. Mesmo que a água não atinge essas peças internas, devem ser consideradas e limpas, como se a água poderia chegar até eles. Portanto, ela tem que se certificar de que não é muco nos olhos dela, dentro ou fora, mesmo quando o muco é molhado. Ela também deve lavar os dedos dos pés. Ela deve limpar os dentes e entre eles. É por isso que o costume não é de comer carne ou frango ou qualquer coisa pegajosa entre os preparativos e os tempos de imersão, no dia da Tvila.
Algumas mulheres têm o costume de não comer carne nesse dia todo. No entanto, no Shabat e Yom Tov ou qualquer refeição principal para um Mitzvah, (como um Sheva Brachot, uma chatuna, …, um Pidyon Haben, uma Seudat Purim, HaMoed Chol, Siyum Masechet, ou um Bar Mitsva,) uma mulher pode comer carne, mas deve ser cuidadoso para limpar os dentes antes da imersão. Além disso, quando seu tempo de imersão cai no Shabat ou Yom Tov noites, ela tentará imergir-se antes da refeição. Isto se aplica a Melave Malka também. Se a mulher tiver uma ferida coberta com uma crosta, e ela quer que a sarna especificamente para impedir que a ferida de sangria, ou porque cicatriza melhor, enquanto a crosta estiver ligado, não é uma substância chamada intervir. Mas, se não houver uma finalidade mais para a sarna, ela tem que removê-lo. No caso de calos, calos, bolhas, verrugas, pele dura, ou crescimentos de outra pele, uma mulher deve lavá-los cuidadosamente e amaciá-los antes da imersão. Maquiagem e toda a coloração que as mulheres usam em seus rostos, cabelos e mãos, se eles não têm consistência e são apenas superficiais, não intervêm durante a imersão.
Se a mulher insiste em mergulhar no Mikveh com eles, ela pode fazer isso com seu consentimento rabino. Sujeira e massa que estão sob as unhas intervêm durante a imersão. Portanto, uma mulher deve se certificar de que a área sob as unhas está limpo. As unhas se, no entanto, não intervir, uma vez que são parte do corpo de uma mulher. Eles são como os cabelos, ou seja, não uma Hatsitsah. No entanto, as mulheres tem aceitado o costume de cortar as unhas antes da imersão.
As mulheres que tem cabelos falsos, total ou parcialmente, deve certificar-se que ele tenha o
efeito desejado adequado antes de mergulhar. A mulher deve urinar antes da imersão, para não vir a reforçar-se no caso ela precisa de ir mais tarde. Em caso de algum sangramento do nariz ou um corte, ela vai limpá-lo e tentar pará-lo, antes de mergulhar. Todos os tipos de moldes, ataduras, band-aids (curativos) e o outros revestimentos para representar uma ferida Hatsitsah. No caso das chaves, os pontos de fusão do self, pontos regulares, ou tópicos que os médicos devem remover, um Rav deve ser consultado.
A restauração temporária dental, antes de o colocar em um permanente, um que vai ficar menos de quatro semanas, ou que precisa de um médico para retirá-lo, não é considerado um objeto de intervenção. Dentes falsos que substituem dentes perdidos caído não são uma Hatsitsah. No caso das cintas no entanto, um Rav de vê ser consultado para saber o que fazer em cada caso particular.
Festa de Henna – Tinta, tinta, iodo e colorir todos os que têm um a consistência são Hatsitsah, uma substância intervenientes e deve ser removidos. No caso de henna é preferível que a noiva submergir ja na Mikveh antes da festa. No entanto, se isso não for possível, ela deve lavar bem a henna para se livrar de toda a substância. O resíduo inconsistente, então não vai ser um Hatsitsah
Diferentes tempos de imersão e como se comportar em cada caso Sexta-feira à noite:
Quando a noite de imersão cai na sexta-feira à noite, o Shabat, a mulher deve fazer todos os preparativos, enquanto ainda é dia. Ela não deve esperar até que esteja próximo da hora de acender as velas, a fim de não apressar sua preparação. A imersão deve ser à noite. Se necessário, uma mulher pode submergir-se do tempo de iluminação de velas e, enquanto ela chega em casa quando já noite.
Motsae Shabat – Conforme a noite de sábado, se sua imersão cai na noite após o Shabat, pois ela não consegue preparar-se durante o dia de Shabat, ela deve fazê-lo à noite, antes de
sua imersão. Em qualquer caso, é um costume louvável de lavar-se completamente na tarde de sexta-feira e continuar os preparativos, na noite de sábado. Ela também deve pentear os
cabelos antes da imersão. Quando Motsae Shabat é um Yom Tov: Se a imersão é a noite, depois do Shabat, e é um Yom Tov, um feriado religioso, e num momento em que ela não pode se preparar, ela deve, então, fazer todos os preparativos, na tarde de sexta-feira. Ela deve amarrar o cabelo de uma forma que vai impedi-lo de pendurar.
Então novamente na noite de sábado, antes da imersão, ela deve lavar-se entre as coxas e em todas as outras áreas de transpirar com água quente. Ela vai então examinar-se por quaisquer substâncias estranhas, e, em seguida, mergulhar-se.
Sexta-feira à noite depois de Yom Tov: Se os dois dias de Yom Tov caírem na quinta e
sexta-feira a noites, e no momento de sua imersão na noite de sexta-feira, ela deve fazer todos os preparativos na quarta-feira e deve amarrar o cabelo de uma forma que evite ele fique enrolado. Ela deve, então, mergulhar-se na noite de sexta-feira.
Para a lavagem acima mencionadas e em qualquer outro momento que ela pretender ter uma lavagem parcial no Shabat ou Yom Tov, ela vai usar sabonete líquido e água quente de manutenção antes do Shabat ou água fria, ela deve ser cautelosa para não espremer a toalha, ou o cabelo de seu corpo.
CAPÍTULO IV – Leis em matéria de Imersão – Depois que a mulher contar os sete dias limpos , às vésperas do oitavo dia, ela mergulha em um kosher Mikveh. Uma mulher durante a menstruação ou uma mulher impura após o parto não pode se livrar de sua impureza até que ela mergulhar. Mesmo se muitos anos se passaram desde seu último fluxo menstrual, ela permanece imundo até ela corretamente mergulhe em uma Mikveh.
Quando a mulher mergulha, a presença de um atendente ou outra mulher é necessária para se certificar de que nenhuma parte de seu corpo ou até mesmo um cabelo fica de fora da água
durante a imersão. Isto invalida a imersão. Quando ninguém mais está disponível, o marido pode ter certeza que o cabelo foi para a água. As mulheres que têm uma condição da orelha e do médico absolutamente não lhes permite obter os ouvidos molhados, pode preparar os ouvidos para a imersão, após o atendente Mikveh molha as mãos na Mikveh, ela pode cobrir suavemente os ouvidos da mulher durante a imersão.
A bênção antes da imersão Quando ela se despe-se e ainda está usando sua roupa de baixo ou uma toalha, e não de preferência, um manto, ela recita:
“Barouch Ata Hashem Elokenou Melech Haolam Asher Ki deshanou Bemitsvotav Vetsivanou Al Hatvilah”. Ela então tira a roupa e mergulha. Ela também pode recitar a bênção em vez depois que ela mergulha na água até o pescoço.Se a água for clara, ela deverá esbater-lo com os pés para evitar ver a parte inferior de seu corpo.
No entanto, o costume é Ashkenazic para recitar a bênção da água, da seguinte forma: ela mergulha uma vez, recita a bênção e mergulha novamente. Alguns sefarditas têm que tomar sobre si a abraçar este costume.
Sempre que uma mulher mergulha-se, ela deve recitar a bênção, se ela tornou-se impuro
através de um fluxo de sangue, ou através de um Ketem. No Shabat (sexta-feira), é permitido fazer Tevila e recitar a bênção também.
Formas de Imersão – A mulher não deve mergulhar-se rigidamente de pé, nem dobrar muito, de modo que nenhuma parte do seu corpo está coberto por uma outra parte. Pelo contrário, ela devera dobrar ligeiramente para a frente de modo que seus braços e membros espalhados, como quando ela anda. No entanto, ela não tem que espalhá-los longe de seu corpo. Ela pode fechar os olhos ou boca, mas ela deve se certificar de que não fechá-los muito bem. Ela não devera estar em qualquer utensílio ou em qualquer lugar, desequilibrado, porque seu medo de cair podem impedi-la de imersão corretamente.
Da mesma forma, ela não deve fazê-lo em um lugar onde as pessoas podem passar, pois isso faria com que ela se apressar e não ter cuidado com a maneira como ela mergulha. Quando ela sair do seu Tevila, ela deve se certificar de que a primeira pessoa que vê é um querido amigo, um membro da família ou o atendente Mikveh, e não olhar para nada Tame, impuro primeiro.
Uma mulher não deve realizar a imersão durante o dia, mesmo que seja durante o dia
oitavo. No entanto, se ela tem medo de ir para o Mikveh à noite porque é um bairro perigoso, ou ela está preocupada com o tempo excepcionalmente frio, ela pode consultar um Rav. No entanto, no sétimo dia ela definitivamente não está autorizado a executar o seu Tevila.
A mulher deve agir com modéstia e não deixar que as pessoas saibam quando ela estará indo para o Mikveh. Se seu marido está na cidade, é uma mitsvá para uma mulher para se imergir imediatamente depois de seus sete dias de limpeza, sem mais delongas: se ela quer adiar a Tevila para um momento posterior, este só poderá ser feito com o consentimento do seu marido.
MIKVA E TIKVA
Todas nos aprendemos de nossas professoras que a palavra 'mikva' estah ligada a palavra hebraica 'tikva', que significa 'esperanca'. Bonito, nao? Ajuntamento de aguas, aguas que purificam, importancia de relacionamentos, renovacao espiritual e esperanca! Sim, ha inumeros insights sobre essas duas palavras.
Leis de Nidah de uma Noiva
É muito importante que você que ainda vai se casar entenda que, qualquer noiva necessita, antes do casamento, realizar um procedimento de hefsek taharat, e contar 7 dias e em seguida imergir no micvê. Este procedimento deverá ser feito somente após o estabelecimento da data do casamento.
A imersão no micvê deverá ser bem próxima do dia do casamento e não mais do que 4 noites anteriores, porque após a imersão, a mulher fica então, pronta para se relacionar com seu marido.
Após a noite de núpcias, a noiva é considerada impura e adquire o estado de nidah e deve fazer a contagem dos 7 dias até imergir finalmente no micvê. Após esse período, o casal pode voltar a se relacionar.
MIKVA E GRAVIDEZ
A mulher que tem uma gravidez saudavel nao precisa ir a mikva ateh apos o nascimento de seu bebe.
MIKVA E AMAMENTACAO
Uma mulher saudavel tem o seu ciclo menstrual interrompido durante o periodo de amamentacao, assim sendo, ela eh tahara (estado espiritual de pureza) do momento que visitou a mikva (depois do nascimento da crianca) ateh o momento onde seu corpo naturalmente volte ao estado de niddah. Algumas mulheres amamentam por 2 anos, e ficam em estado de tahara (sem precisar ir a mikva) neste periodo.
MIKVA E ABORTO
Seja o aborto involuntario (espontaneo) ou voluntario, a mulher se encontra em estado de niddah.
MIKVA E MENOPAUSA
Quando o ciclo menstrual se encerra, a mulher que visitou a mikva depois de seu ultimo estado de niddah entra em um estado de pureza continua.
Se uma judia nunca foi a mikva na vida e entrou em menopausa, ela ainda pode ir a mikva uma unica e ultima vez para se purificar do estado de niddah. Depois que ela emergir das aguas, ela entrarah no mesmo estado de tahara (pura, pureza), como qualquer outra mulher judia que tenha sempre ido a mikva.
"Perai, Esther. Como assim? Ela soh foi na mikva uma vez na vida e eh tao pura quanto a mulher que foi a vida inteira?"
Pois eh, a mikva eh um dos mandamentos mais misteriosos que ha e a ligacao da palavra 'mikva' e 'tikva' eh real. Ha esperanca para todos. Uma mulher que visitou a mikva uma unica vez na vida (apos entrar em menopausa), se torna tao pura quanto uma que foi a mikva a vida inteira :)
CAPÍTULO I – O que é um Niddah Mantendo Sete Dias de Limpeza
CAPÍTULO II – Leis de exame antes da colocação dos roupas brancas …Conclusão em Pureza Procedimentos de exame. Vestindo de branco e os sete dias de Limpeza. Exames durante os sete dias de Limpeza
CAPÍTULO III – Preparativos para a Mikveh e intervir Substâncias ; Diferentes tempos de imersão e como se comportar em cada caso; Leis de intervir Substâncias
CAPÍTULO IV – Leis em matéria de Imersão; A bênção antes da imersão; Formas de Imersão
CAPÍTULO V – Conduta de marido e mulher durante o Período Niddah; Separações; Leis relativas a refeições; Legislação pertinente às Doentes
CAPÍTULO VI – Tempo possível do período, pode comer; Como é que uma mulher estabelece sua data mensal? Leis da separação durante Onat Havesset. Quando é um fixo mensal Período Vazio? Como é que uma mulher estabelece sua data intervalo. Quando se fixa um intervalo de período Vazio? Sintomas físicos ligados a um Período
CAPÍTULO VII – Grávidas, nutrição e mulheres mais velhas.
CAPÍTULO VIII – Cores de manchas de sangues, Ketamim; Concepção Difícil; Tipos de Sangue; Como é que uma mulher se tornar um Niddah? Halachot, diversas relativas uma Ketem; Estudo básico de Ketamim; Leis referentes ao sangue encontrado na urina.
CAPÍTULO IX – Leis referentes a uma Noiva; Sangue de Hímen.
CAPÍTULO X – Leis relativas a uma mulher após o parto; Aborto espontâneo; Parturiente
CAPÍTULO X – O Mikveh
CAPÍTULO I – Uma mulher que percebe uma gota de sangue é chamado de niddah e deve contar sete dias de limpeza. O que é um Niddah? Uma mulher jovem ou velha, solteira ou casada, até mesmo uma que está grávida ou amamentando, que vê até mesmo a menor gota de sangue, ou percebe e está ciente de que, embora na verdade não sai do seu corpo (ver em Halachot Os sintomas físicos relacionados com um período), ou encontra um Ketem, mancha (ver Halachot de Ketamim), quer durante o seu período menstrual ou em qualquer outro momento, se ele ocorre acidentalmente, por saltos ou por qualquer outra atividade que possa causar-lhe a liberação de sangue , torna-se um Niddah: em um estado de impureza menstrual. Se um homem convive com uma Niddah, ambos são passíveis de morte prematura: Karet. Qualquer pessoa que abraça ou beija é punível com chicotadas: Malkot.
Mantendo Sete Dias de Limpeza – Uma mulher que esta menstruada não limpa deve determinar a conclusão de seu fluxo menstrual através de um exame chamado Hefsek Tahara:
Conclusão na pureza. Ela deve então ter sete dias de limpeza e mergulhar em um banho ritual kosher (casher): a Mikveh. Só então ela e admissível para o marido. Se ela conta os sete dias, ou não contá-los, se ela não se mergulhar em um Mikveh, ela continua a ser ritualmente impura, mesmo que ela pode ter tomado muitos banhos para fins sanitários e mesmo que todas as águas do mundo deviam ser derramado sobre ela.
Da mesma forma, mulheres mais velhas, que tenham deixado de menstruar, ou mulheres que não têm mantido a pureza da família e desejo de o fazer a partir deste momento e sobre, deve concluir na contagem de pureza, sete dias e, em seguida, mergulhar em uma Mikveh. Caso contrário, seu estado de Niddah permanece proibido, com todas as restrições relativas de coabitação e separações, que vamos discutir nos parágrafos seguintes.
CAPÍTULO II – Leis de exame antes da colocação dos roupas Brancos durante os sete dias Limpeza, Conclusão em Pureza (Hefsek Tahara) – Uma mulher que teve uma percepção de sangue, um período regular, ou encontrado uma mancha, Ketem, deve realizar uma celebração “de pureza”, Hefsek Tahara, para determinar a cessação da menstruação. Ela deve, então, manter a sete dias de limpeza. (Para uma estudo sobre Ketamim, consulte o Capítulo 8).
De acordo com o costume da maioria dos sefardita s, esses sete dias começam na noite seguinte, o quarto dia de seu período. Aqueles que têm o costume de manter a cinco dias ou mais não devem mudar os seus costumes, sem primeiro pedir uma autoridade rabínica.
Ashkenazim, deve observar um período mínimo de cinco dias antes de iniciar os sete dias de limpeza. Se a mulher tem percebido um fluxo contínuo, ou apenas uma pequena gota durante esses dias, ela conclui que “na pureza” no quarto dia coma maior brevidade após a primeira evidência de sangue e começa a contar a partir da noite seguinte. Por exemplo, se percebeu sangue no domingo, mesmo perto da hora do sol, ela conclui na pureza na quarta-feira, antes de anoitecer.
Então, torna-se quinta-feira seu primeiro dia dos sete dias limpos. Se o período de uma mulher dura mais de quatro dias, ela vai concluir na pureza, no último dia ela percebe sangue e iniciar a contagem dos sete dias a partir da noite seguinte.
Contando quatro dias antes dos sete dias limpos só se aplica se percebeu sangue enquanto ritualmente limpo. No entanto, se ela já estava suja de sangue e percebeu mais uma vez, ela não precisa contar os quatro dias. Ela pode concluir, na pureza, logo que o sangramento parar.
Por exemplo, se ela vê um Ketem que a deixa um Niddah no domingo e na quarta-feira seguinte, que inicia seu período regular, ela pode concluir, na pureza, logo que o sangue parar. Da mesma forma, se ao mesmo tempo contando os dias limpeza perceber sangue, ou encontra um Ketem, ela pode terminar no mesmo dia, sem esperar nenhum tempo adicional, uma vez que ela já foi imunda por quatro dias.
A hora do exame que determina a sua conclusão na pureza é geralmente feito pelo menos cerca de meia hora antes de anoitecer. Se ela adia o exame até depois do sol, ela não pode incluir no dia seguinte, entre os sete dias limpos.Se o exame foi feito logo no início do dia, ela deve consultar um Rav.
Procedimentos de exame – Após o quarto dia de menstruação, ou sempre que pár a seu fluxo, uma mulher deve lavar bem toda a área externa e internamente. Ela então prepara um pequeno pedaço de pano macio, limpo um pano branco, cerca de quatro polegadas por quatro polegadas (8 cm x 8 cm) de tamanho, ou um pedaço de algodão do mesmo tamanho, limpo de todos os lados. Isto é chamado um pano Bedika. Ele pode ser encontrado na loja Mikveh as vezes.
Ela então envolve em torno de seu dedo, e coloca um pé sobre um banquinho ou algum objeto elevado. Enquanto esta nesta posição, ela deve inserir o pano internamente. A fim de examinar-se o mais profundamente possível, é aconselhável colocar a mão em torno e sob sua coxa. Desta forma, ela será capaz de inserir o dedo inteiro, sem qualquer complicação.
O pano de exame deve ser inserido profundamente no corpo, bem como em todas as dobras e fendas.
Ela deve, então, analisar-se pressionando ligeiramente em todo o lado interno e todas as dobras. Ela deve ter cuidado para não arranhar asi mesma e causar manchas questionável. Ela deve, então, retirar o pano Bedik a e examiná-lo. Se ela está limpa, ela está pronta para contar os sete dias de limpeza a partir do dia seguinte. Se o pano não é limpa, ou ela não é possível determinar se é ou não é limpa, ela deve mostrá-lo a um especialista autoridade rabínica.
Após este exame, é recomendado que ela inserir um outro pedaço de pano branco apertado e deixá-lo inserido por cerca de meia hora após o pôr do sol ao longo do tempo crepuscular. (Confira o calendário para horários corretos). Isso é conhecido como Moch Dahuk: Pano branco apertado embutida .
No caso de este procedimento é doloroso ou pode prejudicá-la para deixá-lo inserido mesmo por um curto tempo, ela pode acabar com a meia-hora do Dahuk Moch.
No entanto, numa situação em que uma mulher conclui na pureza no dia em que percebeu o sangue, como no caso de uma mulher que vê o sangue durante os sete dias limpos, onde conclui a pureza mesmo dia, o Dahuk Moch é obrigatória a partir do sol até meia hora depois. (Porque ela tem o barulho de um Ketana Zava).
Quando a noite desta análise recai sobre Tisha Beav, ela pode lavar-se antes com água quente, mas ela deve ser cuidadoso para não correr muita água. Quando chega a hora do exame cai no Shabat ou Yom Kippur, ela deve ter cuidado para não chegar a apertar,
Schita. A lavagem para este exame é permitido no Yom Kippur, porque a roupa não é para o prazer. A colocação de branco e os sete dias de Limpeza Após os procedimentos mencionados anteriormente, uma mulher é obrigada a vestir uma roupa de baixo lavadas branco. O vestuário deve ser examinado antes de usá-lo para ter certeza de que está livre de manchas.
Se ela dorme sem roupa de baixo branca para cobrir o seu corpo, ela deve espalhar um lençol branco lavado que foi previamente separado para as manchas. Ela irá então proceder desta maneira toda a sete dias. Ashkenazim exigem um lençol branco, mesmo com roupas brancas?
Exames durante os sete dias de Limpeza – A mulher deve examinar-se duas vezes por dia, um a de manhã e outra antes do pôr do sol, da mesma forma que ela se conteve na conclusão “na pureza”, isto é, inserindo o pano de exame em profundidade e em torno dos lados internos. Há momentos em que Halacha permite uma mulher para verificar se menos vezes. Se ela é propensa a irritação excessiva quando ela verifica-se, poderia ser aconselhado por um Rav sob re como fazer exames menos.
No caso, ela examinou-se apenas duas vezes, uma no primeiro dia e uma vez no sétimo dia (além dos exames do Tahara Hefsek, a conclusão de pureza), esses sete dias são aceitos como dias de limpeza. Ela é, então, autorizado a imergir-se no Mikveh (banho ritual). (196 P.T. carta 6). Os sete dias limpo deve ser contínuo, sem interrupções por fluxos de sangue ou manchas.Se a mulher percebe sangue, mesmo no sétimo dia, sua contagem anterior é anulada e que ela deve continuar com a Tahara Hefsek e começar a contar os sete dias de limpeza de novo.
No entanto, neste caso, ela não tem que esperar os quatro dias que precedem a conclusão de pureza, como mencionado anteriormente. Durante estes sete dias, se ela precisa, a mulher pode se lavar com água quente e até mesmo douche.
Desde que seu período foi totalmente interrompido, há pouco interesse que ela vai limpar
qualquer vestígio de sangue. Se uma mulher cruza a linha internacional, ela deverá contar sete vezes amanheceres e pôr do sol. Se ela examinou-se apenas uma vez durante esses sete dias, ou ela não pode examinar-se mais de uma vez, devido a algumas contusões ou ferimentos internos, ela deve entrar em contato com um rabino.
Se ela usa um anel ou um anel Gartenberg útero, ela deve consultar um rabino sobre a forma de seu exame e as complicações relativas a um fundo de intervenção, Hatsitsah, durante a imersão, o que vamos discutir em capítulos posteriores.
CAPÍTULO III – Preparativos para a Mikveh e intervir Substâncias; A lavagem e preparações devem de preferência ser iniciado enquanto ainda é dia, próximo à noite. Ela deve fazer os preparativos até a noite, momento em que ela deve se imergir.
Em caso de necessidade, ela pode lavar-se e preparar-se tanto durante o dia ou à noite. Deve, contudo, tão perto do seu tempo de imersão possível E é por isso que as mulheres assumem um chuveiro adicional uma Mikve antes da imersão.
Uma mulher deve lavar todo o corpo e seu cabelo perto da época de sua imersão, Tvila. Ela deve pentear todo o seu cabelo de sua cabeça. Quanto ao cabelo no resto do corpo, é suficiente se ela separa-lo corretamente com a mão. Ela deve certificar-se de usar a água quente quando ela lava seus cabelos.
Antes da imersão, ela deve examinar atentamente o seu corpo e seu cabelo para se certificar de que não há intervenção de substâncias, observando e sentindo a áreas de difícil acesso.
No dia de sua imersão, é melhor não lidar com substâncias que possam manter o corpo ou as unhas, como massa de pão e assim por diante. No caso, se ela lidou com eles, ela deve lavar bem todas as áreas que tenham entrado em contato com a massa. Na sexta-feira, ela está autorizada a tratar todas as coisas em honra do Shabat. Ela deve ter cuidado, no entanto, para lavar-se depois que termina a sua manipulação.
Durante o período de tempo entre sua preparação e sua imersão real, uma mulher também deve evitar tocar em nada pegajoso ou sujo, especialmente no Shabat, quando os preparativos e o tempo de imersão são afastadas. Mas se ela se e squece e toca aderindo substâncias, ou ela alimenta seus filhos, ela deve lavar-se e examinar seu corpo e as mãos antes da imersão. [1]
O que é um micvê ?
Um micvê é uma piscina de água natural usada para limpeza ritual no judaísmo. Os micvês históricos eram frequentemente córregos subterrâneos, poços ou cisternas de chuva especialmente criadas. Nos tempos modernos, o micvê geralmente consiste em várias piscinas, com a água da chuva tocando as piscinas de água da torneira, conferindo-lhes também seu status natural. Isso permite um micvê limpo, agradável (e quente!) .
Nas últimas décadas, os micvês tornaram-se cada vez mais bonitos, oferecendo uma experiência serena e agradável. Além da piscina real do micvê, muitas vezes há chuveiros, banhos e tudo mais que uma pessoa possa precisar para se preparar para o micvê .
Quem usa um micvê?
Nos tempos do Templo , o uso do micvê era necessário antes que qualquer pessoa que tivesse contraído impureza ritual pudesse entrar no Templo Sagrado em Jerusalém ou comer alimentos sagrados. Embora não tenhamos mais um Templo ou alimentos sagrados e sejamos incapazes de nos livrar completamente de certas formas de impureza (leia: Por que a impureza não é observada? ), o micvê ainda tem quatro usos básicos hoje:
A. Um convertido que se une à nação judaica mergulha no micvê como parte do processo de se tornar judeu (leia: Como se converter ao judaísmo ).
B. Utensílios comprados de não-judeus para serem usados com alimentos devem ser imersos em um micvê , geralmente um micvê especialmente dimensionado , de fácil acesso ao público (leia-se: Imersão de Navios ).
C. Existe um antigo costume de mergulhar em um micvê antes de Yom Kippur . Alguns homens têm o costume de mergulhar antes dos feriados, antes do Shabat ou mesmo todas as manhãs. Eles fazem isso em um micvê especial para homens , que é mais parecido com uma casa de banho comunal e significativamente menos parecido com um spa do que as instalações reservadas para conversões e mulheres (leia: Por que os homens mergulham no micvê ).
D. O uso mais importante de micvê é para niddah . Um casal judeu deixa de ter contato físico sempre que a esposa está menstruada (e outros casos em que o sangue é expelido). Depois que o sangramento pára, ela conta sete dias, mergulha em um micvê , e então ela e seu marido podem ficar juntos novamente. Os detalhes de como cumprir esta mitsvá podem ser assustadores para os não iniciados, mas são fundamentais para a vida judaica. Observado corretamente, o niddah traz bênção, alegria e contentamento ao seu casamento. É melhor estar em contato com alguém que possa orientá-lo pessoalmente, como sua rebetsin Chabad local (leia: O que é Niddah? ).
Neste artigo, vamos nos concentrar neste terceiro uso do micvê .
Como faço para entrar em contato com um micvê?
A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar um micvê ! Se esta é a primeira vez que você vai ao micvê em uma nova cidade, você pode descobrir onde fica o micvê mais próximo clicando aqui . Os micvês em cidades maiores geralmente têm horário em que estão abertos, enquanto os micvês em cidades menores geralmente estão abertos apenas com hora marcada. O micvê geralmente terá um site ou um número de telefone para o qual você pode ligar para ouvir uma gravação com as informações necessárias. Se o seu micvê estiver aberto apenas com hora marcada, você receberá o número de telefone privado do atendente do micvê que o encontrará no micvê. Os atendentes geralmente gostam de ser chamados com alguns dias de antecedência para marcar uma consulta, mas se por algum motivo você não ligou e já é o dia, não seja tímido. O atendente do micvê ficará feliz em ajudá-lo.
Custa Dinheiro?
Muitas vezes há uma taxa ou doação sugerida. Em alguns lugares, você pode pagar online, e outros mikvahs (menores) preferem que você traga um cheque ou dinheiro. Se pagar a taxa representa uma dificuldade para você, definitivamente discuta isso com o supervisor do micvê – enquanto os micvês precisam de dinheiro para funcionar, ninguém quer que uma mulher evite fazer esta mitsvá devido a dificuldades financeiras.
Todo mundo vai olhar para mim quando eu entrar no estacionamento?
Em geral, ir ao micvê é um assunto privado. A entrada geralmente não é óbvia, e você pode precisar de instruções prévias para encontrá-la. Muitos micvês têm um estacionamento discretamente localizado, mas bem iluminado, com câmeras de segurança que o atendente do micvê fica de olho de dentro. Todos que se reúnem no contexto de uma visita ao micvê – tanto os participantes quanto os visitantes do micvê – respeitam a privacidade um do outro e não conversam casualmente sobre o encontro no micvê com qualquer outra pessoa ou entre si quando se encontram novamente em outro contexto.
O que preciso fazer com antecedência?
Quando você mergulha no micvê , você precisa ter água cobrindo cada pedaço do seu corpo. Para conseguir isso, toma-se muito cuidado para ficar bem limpo antes do atendimento ao micvê , removendo tudo o que possa ficar entre a água e seu corpo. Esse processo de limpeza é conhecido como chafifah , “esfregando” e deve ser iniciado com antecedência.
Com o que eu trago?
Você provavelmente escolherá levar consigo uma sacola com algumas coisas — um pente, uma escova de dentes ou qualquer outra coisa que queira usar para limpar antes do micvê .
O que devo esperar quando chegar?
Quando você chegar ao micvê , você será avisado e conduzido à sua sala de preparação particular.
Os quartos geralmente parecem banheiros privativos espaçosos e bonitos. Alguns destes quartos têm banheiras e outros têm chuveiros. (O atendente do micvê perguntará qual você precisa.)
Na sala de preparação, você pode se preparar com calma. Você vai encontrar toalhas fornecidas, panos, xampu e sabonete. Alguns mikvahs incluem outras coisas que você pode precisar, como cortadores de unhas, pentes, cotonetes, removedor de esmalte e muito mais. Se, ao se preparar, você achar que está faltando algo de que precisa, é provável que a atendente tenha o que você precisa em um depósito e o traga para você, se você pedir.
Às vezes, você encontrará um roupão de banho com capuz para usar no quarto do micvê . Se não, você pode se enrolar em toalhas. Geralmente haverá chinelos descartáveis para usar no caminho para a sala do micvê .
Quando seus preparativos estiverem completos e você tiver verificado bem seu corpo quanto a quaisquer obstruções, cabe a você chamar o atendente do micvê , que irá encontrá-lo em seu quarto e escoltá-lo até o quarto do micvê . Alguns micvês maiores têm campainhas ou interfones para esse propósito. Em micvês menores , a rotina pode ser apenas bater na sua porta ou gritar para ela que você está pronto.
Como você quer estar perfeitamente limpo antes de submergir no micvê , o atendente do micvê se oferecerá para verificar suas mãos e pés, e talvez seus ombros, para garantir que não haja cabelos soltos, pele seca ou qualquer outra coisa que possa bloquear as águas . Você pode decidir se quer que ela faça isso. A verificação é feita de forma modesta para não deixá-lo desconfortável.
Como o mergulho real acontece?
Quando você e a atendente do micvê determinarem que você está pronto para submergir no micvê , ela ficará atrás de você e o ajudará a tirar seu roupão ou toalha, segurando-o na frente dela para que você tenha privacidade enquanto desce os degraus. no micvê . Somente quando você disser a ela que está na água do micvê e pronto para submergir, ela olhará para você (você pode estar de frente para qualquer direção que desejar). Você pode então submergir e ela o observará para verificar se todo o seu corpo está debaixo d'água, incluindo o cabelo que pode flutuar.
Quando você subir depois de submergir adequadamente, ela gritará " kosher ". (Se sua submersão não foi completa por algum motivo, ela lhe dirá e você poderá fazê-lo novamente.)
A maioria dos atendentes de micvê são muito profissionais e gentis, como enfermeiras, mas se por algum motivo você se sentir desconfortável, você pode solicitar outro atendente de micvê na próxima vez que vier. Dependendo do tamanho da sua cidade, também pode haver mais de um micvê para escolher.
Há uma bênção para dizer?
Sim! O atendente lhe passará uma cobertura de cabeça para você usar enquanto recita a bênção, que pode ser afixada na parede. (Alguns micvês têm capas na sala do micvê , enquanto em outros você deve levar uma pequena toalha com você de sua sala de preparação para esse propósito.)
Mergulhe no micvê e, em seguida, cruze os braços sobre o peito e recite a bênção: "Baruch atah Ado-nai Elo-heinu melech haolam asher kidishanu b'mitvotav v'tzivanu al hatvilah." O atendente do micvê responderá “ amém ” à sua bênção. Você então submerge mais uma vez, com o atendente do micvê chamando " kosher " após cada submersão apropriada. (Algumas mulheres têm o costume de submergir mais vezes, então a senhora do micvê pode perguntar quantas vezes você deseja submergir.)
Enquanto submergindo no micvê e após a segunda submersão enquanto você ainda está na água do micvê , é um momento especial para você orar a D'us em seu coração ou em suas próprias palavras, pedindo bênçãos para você e seu marido como um casal, para sua família e para qualquer coisa que esteja perto de seu coração. Aproveite o tempo para terminar suas orações; é bom que o atendente do micvê espere.
Embora mergulhar no micvê seja uma experiência profundamente espiritual, você pode não sentir nada espiritual, e tudo bem.
Existe uma maneira especial de sair do micvê?
Quando você estiver pronto para sair da água, o atendente do micvê ficará novamente no topo dos degraus e levantará seu roupão ou toalha para você, para que sua privacidade seja mantida enquanto você sobe os degraus e sai da água. a água e ela não vê seu corpo.
Quando você chegar ao topo dos degraus, o atendente do micvê colocará seu roupão ou toalha sobre seus ombros. Então ela vai acompanhá-lo de volta à sua sala de preparação privada para que você possa se vestir e se preparar para sair.
Alguma dica para depois que eu deixar o micvê?
- É apropriado não tomar banho depois de submergir no micvê.
- Alguns micvês têm secadores de cabelo para uso pós- micvê , mas não todos.
- Você pode ver uma lixeira onde você pode jogar suas toalhas usadas.
- Lave as mãos derramando água sobre elas antes de sair do edifício do micvê . Muitas vezes há pias com copos de lavagem para esta finalidade na área pública do micvê .
- Quando estiver pronto para sair, agradeça ao atendente do micvê , se possível, pague a taxa esperada (se você não pagou antecipadamente) e vá para casa.
Certifique-se de dizer ao seu marido que você foi ao micvê , seja pelo telefone antes de conhecê-lo ou quando o encontrar pela primeira vez após sua visita ao micvê . A primeira noite após o comparecimento ao micvê é um momento especial para marido e mulher. Após a separação, eles estão novamente unidos como um casal. Certifique-se de limpar sua noite para que você possa ter tempo um para o outro e dar ao seu relacionamento a atenção que ele merece.
Na Mish'na, tratado de Tohorot, se discutem muitas das leis relativas à mik'va.
Ela compõe-se de um receptáculo preso ao chão com volume de pelo menos 40 se'ha (aprox. 700 litros) d'agua. Este Bor receptáculo está conectado com a entrada de aguá de chuva para que a água em seu interior seja uma água com vida. No caso de nossa sinagoga temos não apenas a água da chuva que é coletada mas também um poço artesiano em processo de conexão com a mikvá.
QUANDO USAR A MIK'VÁ
1) Para mulheres no final do período menstrual.
A razão desta imersão é poder espiritualmente marcar o início de um novo período de fertilidade e reconhecer o sagrado ciclo da vida.
2) Para conversões.
A água tem um sentido de renovação muito especial. O ato de imersão como conclusão de uma conversão é simbólico da transformação ocorrida.
3) Antes do Iom Kipur
Através dos tempos se criou o costume de imersão antes do I.Kipur como forma de purificação e renovação. A idéia de um balanço de vida e da possibilidade do arrependimento fazem deste ritual uma espécie de "conversão" a uma nova maneira de ser
4) Antes do Shabat e demais Festas
Como o shabat é as vezes considerado como um pequeno I.Kipur semanal. Os chassidim desenvolveram o costume da imersão antes do shabat ou de qualquer outra festa. O mesmo sentido de renovação e purificação das pendências da semana terminada se aplicam.
5) Ao viver um momento de grande transformação na vida
Isto inclui qualquer situação desde um novo emprego, uma nova relação afetiva, etc… Um dos momentos que se consagrou em combinação com o motivo (1) foi justamente a imersão da noiva. É costume também o noivo realizar o banho ritual.
COMO FAZER:
O procedimento é muito simples:
a) Marque um horário de segunda à quinta das 9:30 até 17:00 h e sextas feiras das 10:00 até 15:00h. fazendo contato com as secretárias Suely e Valéria pelo telefone 4935735
b) Entre no local da mikvá e retire toda a roupa, relógio, jóias, tiaras, etc…
c) Neste momento a chave contendo entrada de água nova da chuva deve ser aberta.
d) Para os que estão fazendo a mik'vá por razões de conversão* e as mulheres ao final do ciclo menstrual deverão recitar a benção:
Baruch Ata Adonai Eloheinu Melech ha-Olam Asher Kid'shanu be-Mitsvotav ve-Tsivanu al ha-Tevilá.
e) Mergulhe sete (alguns costumam fazer 10 - Sefirot -- ou 12 - tribos -- ) vêzes na mik'vá lentamente. Tente a cada imersão retirar os pés do chão de maneira a ficar totalmente submerso.
f) Saia da mik'va e desligue a conexão que libera a água de chuva nova.