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BERESHIT
BERESHIT

No Princípio

No princípio, criou Elohim os céus e a terra.
A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
Disse Hashém: Haja luz; e houve luz.
E viu Hashém que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
Chamou Hashém à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
E disse Hashém: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
Fez, pois, Hashém o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.
E chamou Hashém ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
Disse também Hashém: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.
À porção seca chamou Hashém Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu  que isso era bom.
E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Hashém que isso era bom.
Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
Disse Hashém : Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.
Fez Hashém os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.
E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,
para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Hashém que isso era bom.
Houve tarde e manhã, o quarto dia.
Disse também Hashém: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
Criou, pois, Hashém os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Hashém que isso era bom.
E Hashém os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
Houve tarde e manhã, o quinto dia.
Disse também Hashém: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim se fez.
E fez Hashém os animais selvagens, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Hashém que isso era bom.
Também disse Hashém: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Criou Hashém, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Hashém os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
E disse Hashém ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
Viu Hashém tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
E, havendo Hashém terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
E abençoou Hashém o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o Senhor Hashém os criou.
Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.
Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.
Então, formou o Senhor Hashém ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
E plantou o Senhor um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
Do solo fez o Senhor brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços.
O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro.
O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix.
O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe.
O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.
Tomou, pois, o Senhor Hashém ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
E o Senhor lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Disse mais o Senhor : Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Havendo, pois, o Senhor  formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
Então, o Senhor  fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
E a costela que o Senhor tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selvagens que o Senhor tinha feito, disse à mulher: É assim que Hashém disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse o Eterno: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
Porque Hashém sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Hashém, sereis conhecedores do bem e do mal.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Quando ouviram a voz do Senhor , que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor , o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor  ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
Perguntou-lhe o Eterno: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
Disse o Senhor  à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então, o Senhor  disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selvagens; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.
E a Adam disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
E deu o homem o nome de Chava a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.
Fez o Senhor  vestimenta de peles para Adam e sua mulher e os vestiu.
Então, disse o Senhor : Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
O Senhor , por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.
E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
Coabitou o homem com Chava, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Chaim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.
Depois, deu à luz a Hevel, seu irmão. Hevel foi pastor de ovelhas, e Chaim, lavrador.
Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Chaim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Hevel e de sua oferta;
ao passo que de Chaim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Chaim, e descaiu-lhe o semblante.
Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Disse Chaim a Hevel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Chaim contra Hevel, seu irmão, e o matou.
Disse o Senhor a Chaim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?
E disse Hashém: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.
És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.
Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.
Então, disse Chaim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.
O Senhor, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Chaim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Chaim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.
Retirou-se Chaim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
E coabitou Chaim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Chaim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.
A Enoque nasceu-lhe Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael, a Metusael, e Metusael, a Lameque.
Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá.
Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.
O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou.
Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete.
Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Seth; porque, disse ela, Hashém me concedeu outro descendente em lugar de Hevel, que Chaim matou.
A Seth nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor.

Este é o livro da genealogia de Adam. No dia em que Hashém criou o homem, à semelhança de Hashém o fez;
homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adam, no dia em que foram criados.
Viveu Adam cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Seth.
Depois que gerou a Seth, viveu Adam oitocentos anos; e teve filhos e filhas.
Os dias todos da vida de Adam foram novecentos e trinta anos; e morreu.
Seth viveu cento e cinco anos e gerou a Enos.
Depois que gerou a Enos, viveu Sete oitocentos e sete anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.
Enos viveu noventa anos e gerou a Cainã.
Depois que gerou a Cainã, viveu Enos oitocentos e quinze anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.
Cainã viveu setenta anos e gerou a Maalalel.
Depois que gerou a Maalalel, viveu Cainã oitocentos e quarenta anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos; e morreu.
Maalalel viveu sessenta e cinco anos e gerou a Jarede.
Depois que gerou a Jarede, viveu Maalalel oitocentos e trinta anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.
Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.
Depois que gerou a Enoque, viveu Jarede oitocentos anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.
Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém.
Andou Enoque com Hashém; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos.
Andou Enoque com Hashém e já não era, porque Hashém o tomou para si.
Metushelach viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque.
Depois que gerou a Lameque, viveu Metushelach setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Metushelach foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.
Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho;
pôs-lhe o nome de Noach, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou.
Depois que gerou a Noach, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas.
Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.
Era Noach da idade de quinhentos anos e gerou a Shem, Cham e Iefet.

Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,
vendo os filhos de Hashém que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.
Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.
Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Hashém possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.
Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Porém Noach achou graça diante do Eterno.

 


HAFTARÁ BERESHIT

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.
Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito.
Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina.
Assim diz Deus, o Senhor , que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela.
Eu, o Senhor , te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios;
para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas.
Eu sou o Senhor , este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.
Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir.
Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra, vós, os que navegais pelo mar e tudo quanto há nele, vós, terras do mar e seus moradores.
Alcem a voz o deserto, as suas cidades e as aldeias habitadas por Quedar; exultem os que habitam nas rochas e clamem do cimo dos montes;
deem honra ao Senhor e anunciem a sua glória nas terras do mar.
O Senhor sairá como valente, despertará o seu zelo como homem de guerra; clamará, lançará forte grito de guerra e mostrará sua força contra os seus inimigos.
Por muito tempo me calei, estive em silêncio e me contive; mas agora darei gritos como a parturiente, e ao mesmo tempo ofegarei, e estarei esbaforido.
Os montes e outeiros devastarei e toda a sua erva farei secar; tornarei os rios em terra firme e secarei os lagos.
Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei.
Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e às imagens de fundição dizem: Vós sois nossos deuses.
Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver.
Quem é cego, como o meu servo, ou surdo, como o meu mensageiro, a quem envio? Quem é cego, como o meu amigo, e cego, como o servo do Senhor ?
Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves.
Foi do agrado do Senhor , por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa.
Não obstante, é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas e escondidos em cárceres; são postos como presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui.
Quem há entre vós que ouça isto? Que atenda e ouça o que há de ser depois?
Quem entregou Jacó por despojo e Israel, aos roubadores? Acaso, não foi o Senhor , aquele contra quem pecaram e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei?
Pelo que derramou sobre eles o furor da sua ira e a violência da guerra; isto lhes ateou fogo ao redor, contudo, não o entenderam; e os queimou, mas não fizeram caso.

Mas agora, assim diz o Senhor , que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Porque eu sou o Senhor , teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti.
Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida.
Não temas, pois, porque sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente.
Direi ao Norte: entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra,
a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.
Traze o povo que, ainda que tem olhos, é cego e surdo, ainda que tem ouvidos.
Todas as nações, congreguem-se; e, povos, reúnam-se; quem dentre eles pode anunciar isto e fazer-nos ouvir as predições antigas? Apresentem as suas testemunhas e por elas se justifiquem, para que se ouça e se diga: Verdade é!
Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor , o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.